IFCE: Curso de Engenharia Mecatrônica é reconhecido pelo MEC

O curso Engenharia Mecatrônica do campus de Fortaleza do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), criado em 2007, acaba de ser reconhecido oficialmente pelo Ministério da Educação (MEC). Em uma escala que varia de 0 a 5, o curso obteve conceito final 4 (quatro).

O resultado foi divulgado após visita da comissão de avaliadores, ocorrida entre os dias 04 e 06 de agosto, ocasião em que foram realizadas reuniões, envolvendo dirigentes da instituição, coordenador do curso, corpos docente, discente, técnico-administrativo e representantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA).

A comissão do MEC visitou todas as instalações do campus, mais precisamente às salas de aula, laboratórios do curso, biblioteca, setor de estágio, dentre outras. De acordo com o documento de avaliação emitido pela comissão, os conteúdos curriculares são suficientemente relevantes, atualizados e coerentes com objetivo do curso e com o perfil do profissional que deseja formar.

Além disso, a avaliação também identificou que a bibliografia básica disponível na biblioteca atende satisfatoriamente os estudantes e que a infraestrutura das salas de aulas e laboratórios especializados está de acordo com as atividades desenvolvidas. Esse é primeiro curso de bacharelado do IFCE reconhecido pelo MEC. Atualmente o curso tem 41 docentes e 211 alunos regularmente matriculados, distribuídos em 10 semestres. Semestralmente são ofertadas 30 vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU).
O engenheiro mecatrônico pode atuar em diversos setores da indústria, como o automobilístico, químico e petroquímico, de alimentos e embalagens e de tecnologia da informação (TI), além das áreas de consultoria, centros de pesquisas e instituições públicas. Para mais informações sobre a Engenharia Mecatrônica do campus de Fortaleza, acesse http://www.ifce.edu.br/cursos-ofertados/fortaleza/184-engenharia-de-mecatronica.html.

Fonte: IFCE