Recife vai ter um mapa do emprego
O Recife agora terá o acompanhamento da oferta e demanda por emprego em todos os seus bairros, de forma georreferenciada. O levantamento ficará a cargo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que firmou um convênio ontem com a Prefeitura do Recife.
Publicado 29/08/2011 13:24 | Editado 04/03/2020 16:57
Dieese irá levantar oferta e demanda por trabalho para orientar programas de capacitação da PCR
O projeto, que se chama Observatório do Emprego, será vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, responsável pelos programas de capacitação de mão de obra.
Atualmente, a maior parte das informações relacionadas ao mercado de trabalho na capital pernambucana se refere à Região Metropolitana como um todo. “No entanto, a realidade do Recife tem suas especificidades, que agora iremos detalhar, a partir do Observatório do Emprego”, diz José Antônio Bertotti, secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. De acordo com ele, essas informações mais precisas irão ajudar a direcionar melhor os recursos para os programas de capacitação de mão de obra em cursos de formação e aperfeiçoamento profissional para atender a demanda efetiva das empresas localizadas no Recife.
Durante seis meses, o observatório contemplará o comportamento da oferta e demanda por emprego dos setores econômicos e suas respectivas empresas e empreendimentos, localizados em todas as regiões político-administrativas do município, de forma georreferenciada. “A ferramenta ajudará a conhecer os resultados da gestão do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, por meio de um processo sistemático de acompanhamento e monitoramento dos índices de emprego e desemprego, aplicados no âmbito municipal”, detalha o secretário. “Isto permitirá avaliar os impactos sobre a população das ações empreendidas no âmbito da educação, turismo, ciência e tecnologia, assistência social, entre outras áreas, em segmentos populacionais preestabelecidos, como faixa etária, classe social, gênero e raça”, completa.
Além disso, o estudo vai contribuir para criar um ambiente propício à atração de novos empreendimentos para a capital, segundo o secretário. “A qualificação dos recursos humanos é fator determinante na decisão de investir na instalação de plantas produtivas de setores industriais e de serviços”, comenta ele. Os empreendimentos que estão se instalando em Suape refletem na economia do município. “Essas empresas necessitam de serviços, que é uma das principais vocações do Recife”, destaca o secretário.
A escolha do Dieese para a implementação e gestão do projeto se deve ao fato de ser a única instituição detentora da metodologia de implantação de observatórios do trabalho no Brasil, com expertise na elaboração de pesquisas e estudos econômicos nesta área.
Fonte Diario de Penambuco