Sem categoria

Atletismo: Brasileira leva o primeiro ouro do Brasil em mundiais

Atingindo a marca de 4,85m no salto em vara, Fabiana Murer levou as cores do Brasil para o topo do mundo. A atleta mostrou ousadia e concentração e conseguiu a primeira medalha de ouro do país em um Mundial de Atletismo. Ela entrou para a história do esporte brasileiro, deixando para trás a alemã Martina Strutz, que foi medalha de prata com 4,80m.

A russa Svetlana Feofanova ficou com o bronze, saltando 4,75m. Com a conquista outdoor, a brasileira unificou dois títulos mundiais, já que foi campeã indoor em 2010, em Doha.

"Agora é só felicidade. Eu tive um ano difícil, que não foi como esperava por conta dos meus resultados no começo do ano. Mas eu sempre estive muito determinada para o Mundial e me poupei psicologicamente para isso, sabia que podia fazer um bom resultado e que tinha de passar pelos 4,80m para conseguir a medalha", isse a brasileira, ainda emocionada com o ouro.

A disputa foi acirrada entre a brasileira e Martina, que mostrou segurança e conseguiu os 4,80m na primeira tentativa com a marca. Fabiana, por sua vez, alcançou apenas na segunda, ficando atrás da alemã no critério de desempate. Sem medo, Murer encarou o desafio e colocou o sarrafo em 4,85m. Com um salto seguro, ela ''virou o jogo'' e acabou jogando a pressão para a adversária, que não conseguiu passar pela marca, ficando com a prata.

Russa fica sem medalha

A decepção ficou por conta da musa e bicampeã olímpica Yelena Isinabyeva. A atleta russa saltou apenas 4,65m, não conseguindo passar pelo sarrafo a 4,75m e 4,80m. Assim, ela deixou Daegu sem nenhuma medalha, na sexta colocação. Bicampeã mundial (2007 e 2005), Yelena ficou parada por um ano e não conseguiu recuperar o ritmo ideal para voltar a brilhar.

Visivelmente chateada, a russa afirmou que seu objetivo é melhorar seu rendimento já para os Jogos de Londres-2012. Apesar do semblante triste, Isinbayeva confessou estar feliz pela vitória histórica da amiga Fabiana Murer.

"Estou muito triste, mas tenho que pensar no futuro. O próximo passo é Londres. Mas a Murer é um grande atleta, que merecia esse título", disse Yelena.

Fabiana foi ousada desde o começo da prova, quando deixou claro que queria brigar pelo ouro. Assim como a rival Yelena Isinbayeva, ela optou por não saltar 4,70m, indo direto para os 4,75m. Em sua primeira tentativa nos 4,75m Murer mostrou que a decisão foi correta e passou sem dificuldade. Segundo o treinador da atleta, Elson Miranda, a decisão foi bem pensada.

"Não adiantaria saltar 4,70m para o que nós estávamos planejando. Por isso, ela preferiu ir direto para os 4,75m. Fizemos a coisa certa para quem busca uma medalha", disse Elson.

Campeã mundial de 2009, em Berlim, a polonesa Anna Rogowska, não conseguiu passar de 4,70m.

Fonte: blog do Nassif – Globo.com