Sem categoria

Maior terminal de petróleo da Líbia é danificado em combates

O maior terminal de petróleo da Líbia foi danificado durante os combates entre rebeldes e forças leais a Muamar Kadafi, afirmaram trabalhadores do setor e testemunhas.

Segundo testemunhas, chamas e fumaça preta eram emitidos de um tanque no terminal petrolífero de Es-Sider, que carregava uma média de 450 mil barris por dia antes do começo da insurgência contra Muamar Kadafi em fevereiro.

"Um tanque está em chamas agora, e a expectativa é de que fique totalmente danificado", disse um funcionário que não quis ser identificado. Ele disse que o tanque provavelmente foi atingido por um foguete nos últimos quatro dias.

Não era possível conferir imediatamente a extensão do prejuízo, e ninguém da Waha Oil Company, empresa estatal que controla o terminal, estava disponível para comentar.

O funcionário que foi inspecionar os danos disse que dois incêndios já foram apagados e que ninguém estava trabalhando no momento no terminal, que tem capacidade de armazenar 6,3 milhões de barris de petróleo bruto.

O Conselho Nacional de Transição está lutando para reativar sua economia, baseada no petróleo e gás natural.

A renda oriunda da indústria petrolífera será vital para o conselho, que tenta pagar salários, restaurar serviços básicos e restabelecer a ordem no país, que passa pelo 6º mês em conflito.

Fonte: Reuters