Sem categoria

Amorim diz que conflito na Líbia deixará “cicatrizes políticas"

O ministro da Defesa, Celso Amorim, avaliou nesta segunda (29) que o conflito na Líbia deve deixar marcas políticas. Ele fez um rápido comentário sobre a situação no país, após palestra na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme).

Perguntado sobre a permanência da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no país, cujo mandato da missão na Líbia termina no final de setembro, o ministro disse que a situação naquele país caminha para o fim.

"Creio eu que, do ponto de vista militar, caminha para uma conclusão, do ponto de vista político, minha impressão é que vai deixar cicatrizes", afirmou.

Ao cumprir agenda no Rio, Celso Amorim se encontrará ainda com o governador do estado, Sérgio Cabral.

Líbia hoje

Na manhã desta segunda (29) foi possível ouvir várias explosões após os ataques aéreos da Otan em zonas onde forças leais ao coronel Muamar Kadafi mantêm confrontos com os rebeldes, empenhados agora em dominar Sirte.

Em Trípoli, testemunhas disseram ter escutado deflagrações de bombas nas primeiras horas da madrugada e o sobrevoo baixo de aviões militares da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), cujos bombardeios têm assíduos na ofensiva da oposição.

Nas últimas 48 horas, diminuíram os confrontos entre insurgentes e tropas governamentais líbias, mas prevalecem ações isoladas em diversos pontos da cidade.

Fonte: Agência Brasil, com informações das agências