Osmar Júnior diz que Guadalupe é polo de fruticultura do Brasil

A cidade de Guadalupe, que completou 85 anos nesta quinta-feira (25), sediou esta semana, como parte da programação de aniversário, a primeira edição da Feira de Agricultura Irrigada dos Platôs de Guadalupe. Os Platôs possuem 1.089 hectares, onde trabalham 116 agricultores. A maioria cultiva frutas, vendidas para várias regiões do Nordeste.

O deputado federal Osmar Júnior fez questão de prestigiar o evento, que para ele, mostrou a capacidade produtiva da região. “O projeto Perímetros Irrigados mudou a vida de muitas famílias, melhorando a renda e contribuindo com desenvolvimento da cidade de Guadalupe”, disse. Para ele, a parceria com a Prefeitura Municipal foi importante para que isso acontecesse. “ O ex-prefeito João Luis e o atual, Wallem, colocaram o projeto na lista de prioridades, e esta união de esforços, ajudou a transformar a cidade em um grande polo de fruticultura do Brasil”.

Osmar Júnior lembrou que até o início do Governo Lula a obra dos Platôs estava abandonada. Ele diz que quando o presidente assumiu, determinou que fosse dado um novo tratamento ao projeto. “ O diretor nomeado para o DNOCS do Piauí seguiu a ordem à risca; concluiu a primeira etapa do projeto e trabalha agora na segunda etapa da obra, que deve ser concluída até o próximo ano. “Então, esta feira é resultado também do trabalho desta nova gestão do DNOCS”.
Osmar Júnior durante Feira de Agricultura de Guadalupe- PI

A I Feira da Agricultura Irrigada dos Platôs de Guadalupe, encerrada na última quinta-feira (25), serviu para mostrar um pouco da riqueza da região. 25 estandes foram montados para a comercialização de frutas, polpas e do artesanato, visando atrair novos investimentos no setor de agronegócio e aumentar a oferta de frutas produzidas no município e melhorar o nível tecnológico.

Organizada pela Associação Central dos Irrigantes dos Platôs de Guadalupe (Acipe), a feira contou com o apoio do Governo do Estado, através da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater), do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Serviço de Apoio à Média e Pequena Empresa (Sebrae) e da Prefeitura do município.

Fonte: 180graus