PCdoB Paulistano realiza grande conferência
No último final de semana (27/28), os 264 delegados presentes na conferência municipal debateram a organização da legenda para o próximo biênio; o balanço da gestão e o desafio da candidatura de Netinho de Paula à prefeitura de São Paulo.
Publicado 30/08/2011 13:38 | Editado 04/03/2020 17:17

Foram apenas 45 dias de mobilização, nos quais os militantes da maior cidade do país percorreram todos os cantos com objetivo de realizar uma grande conferência e um amplo debate sobre os desafios a serem enfrentados no próximo período.
Conferência Municipal reforça pré-candidatura de Netinho Militância comunista mostra sua cara em Conferência Municipal
Participaram do ato: o Minbistro do Esporte, Orlando Silva, o Prefeito Gilberto Kassab, o presidente da Câmara Municipal de São Paulo José Police Neto, a deputada estadual Leci Brandão, o deputado federal Aldo Rebelo, o vereaor Jamil Murad (PCdoB), o presidente do PSB municipal, Eliseu Gabriel; Antônio Donato – presidente do PT de São Paulo; Cristiano Vilela – representante do PDT; o secretário especial da Copa – Tadeu Ribeiro; Onofre Gonçalves – presidente da Central de Trabalhadores do Brasil, Rozina Conceição – presidente da União Brasileira de Mulheres, André Torkaski – presidente da União da Juventude Socialista, Alexandre Cherno – presidente da União Estadual dos Estudantes, Maria José Lia – representante da Conam, entre outras lideranças.
O Ministro dos Esportes, Orlando Silva, ressaltou o papel do PCdoB no cenário nacional para impulsionar as mudanças necessárias que o país precisa. “Nós sabemos qual é o nosso papel; nossa função é fazer força para que o Brasil continue crescendo e avance ainda mais nas mudanças que o povo brasileiro tanta precisa”, disse Orlando.
Representando o Comitê Central do PCdoB, o deputado Aldo Rebelo expressou a política dos comunistas na próxima batalha eleitoral, que atuará sem exclusivismo, sem sectarismo, sem negação das alianças, mas com protagonismo e irá seguir com a candidatura de Netinho de Paulo à prefeitura de São Paulo.
“É o que nós podemos fazer de melhor para o nosso povo. E é isso que devemos: colocar uma liderança respeitada e querida por todos”, reafirmou Aldo.
É Netinho pra valer
Ainda durante o ato político, o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab falou que caso a batalha seja vencida pela candidatura do PCdoB, “terá imenso orgulho em passar a faixa de prefeito para Netinho”,.
O prefeito disse ainda que “representava o abraço da cidade” para todos os comunistas reunidos e que vê no PCdoB um grande aliado, não de uma legenda ou outra, mas um grande aliado da cidade.
O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, José Police Neto, também discorreu sobre a capacidade de Netinho. “Trabalhamos juntos na mesa diretora (da Câmara) e sei que Netinho é um homem capaz”, contou Police.
Para Wander Geraldo, presidente municipal da sigla, é hora de mostrar que o PCdoB tem projeto e proposta para a cidade.“Nós temos projeto, propostas para os problemas e um nome para governar São Paulo. Nós temos um nome que é a cara do povo”, exclamou Wander.
Netinho comparou os atores do povo com diamantes que precisam ser lapidados, “há várias pedras raras no seio do povo que precisam ser lapidadas”.
“Foi o que aconteceu comigo, o PCdoB me descobriu, juntou uma pitadinha de Lênin e de Marx e me ajudou a chegar a aqui”, continuou Netinho.
No decorrer da conferência os militantes saudaram a tática ousada do partido em consolidar a candidatura do vereador a prefeito e empolgados já lançaram até o jingle de campanha: “(…) O povo quer respeito, alô São Paulo, é Netinho pra prefeito”, entoava os presentes.
A tática eleitoral comunista envolve ainda a composição de chapa própria de vereadores para a disputa de 2012.
Partido renovado do tamanho de nossas ideias
Durante o processo reuniram-se aproximadamente 6.400 militantes, em 140 bases, organizados em 19 distritais, 12 comitês de categoria e cinco novos coletivos, entre essas organizações, destaca-se a participação dos trabalhadores. A maior assembleia de base foi a dos condutores Os trabalhadores de empresas de ônibus reuniram mais de 600 filiados, organizaram os militantes nas garagens e já têm calendário de atividades até o final do ano, como cursos de formação e plenárias. Outra base que está em processo crescente de expansão é a dos Correios, que reuniu mais de 300 militantes.
A criação dos coletivos foi um fator que ampliou a presença de novos segmentos e deu maior organicidade para esses setores. Foram criados os coletivos de: Mídia, Sambistas, LGBTT, Anti-Racismo e Cultura.
Para Vandré Fernandes, secretário de organização municipal, a realidade de da cidade exige um esforço ainda maior para organizar todos os filiados. “Há alguns anos, o PCdoB vem fazendo um debate sobre como organizar melhor o Partido, já que vários militantes de organizações sociais ampliam sua participação na sociedade e não dava mais para manter a organização partidária no tripé de locais por estudo, moradia e trabalho. Na cidade de São Paulo esses militantes aparecem com muito força, se organizam por pautas reivindicatórias, seja pela condição de gênero, raça, etnia, orientação sexual, e tantos outros segmentos. Isso é uma realidade”, argumentou Fernandes.
Para o secretário de organização nacional, Walter Sorrentino, o PCdoB paulistano reúne dois elementos essenciais para sua vitalidade: permanência e renovação de seus quadros. “O PCdoB de São Paulo tem uma direção coletiva e é um dos (partidos) mais saudáveis de todo o país”, afirmou Sorrentino.
Wander Geraldo é reeleito presidente
A conferência elegeu os 51 membros (veja a lista abaixo) do comitê municipal, que ao final da plenária realizou a sua primeira reunião para eleger o presidente. Por unanimidade, Wander Geraldo foi reconduzido à presidência do Comite Municipal e reafirmou o compromisso do PCdoB de ser cada vez mais protagonista e atuante para fazer de São Paulo uma cidade mais justa e igualitária para todos os paulistanos.
Comitê Municipal (gestão 2011/2013)
Ademilson Galdino- Dedi
Alberto Saraiva
Alcides Araújo dos Santos
Ana Flavia Marques
André Cintra Silva
Antonio Donizete
Antonio Pedro de Sousa
Arnaldo Bispo
Camilla Ribeiro Lima
Cesar Amaral
Claudia Rodrigues
Claudio Aparecido Cobos
Cristiane Batista de Oliveira
Cristina Resende
Donizete Cunha Felipe
Douglas Antonio
Edenilda Neves – Nilda
Edmundo Ferreira Fontes
Edna Maria
Eduardo Debrassi – Dudu
Eliana de Lima
Emeval Dalat
Gilmar Tadeu
Gregório Poço
Ivan Lima
Jairo José Junior
Jamil Murad
JaquelineNascimento
Josafá Caldas de Oliveira
José Carlos Cardoso (Tisiu)
José Carlos Souza (Negrão)
José de Paula Neto (Netinho)
Joselito de Souza Lima
Laís Gouveia
Luciene Rosa Balisa
Marcia Saraiva de Oliveira
Marcia Viotto
Marco Aurelio
Oswaldinho Lemos
Railidia Carvalho
Ricardo dos Reis
Roberto de Almeida – Beto
Rovilson Portela
Sheila Gonçalves de Oliveira
Tobias da Vai-Vai
Vagner Nascimento (Guiné)
Valéria Leão Ramos
Valmira Luzia da Silva
Vandré Fernandes Barros
Wagner de Almeida
Wander Geraldo da Silva