Lula Morais destaca “marcha dos estudantes” em Brasília
O deputado Lula Morais (PCdoB) destacou nesta quarta-feira (31) a realização pela União Nacional dos Estudantes (UNE), em Brasília, da passeata "Marcha dos Estudantes", como parte do "Agosto Verde Amarelo". O parlamentar louvou os estudantes por reivindicarem a ampliação do financiamento público da educação.
Publicado 01/09/2011 10:07 | Editado 04/03/2020 16:31
Lula Morais destacou a pauta dos estudantes: a defesa do investimento de 10% do produto interno bruto (PIB) na educação, e 50% do Fundo Social do Pré-sal para o setor. “Essa é uma luta patriótica. Uma bandeira estratégica. Quero me solidarizar com essa luta. Se estudante fosse, estaria junto lutando por esse objetivo, que é nobre e progressista”, disse.
Apesar de ter a ampliação do financiamento público na educação como principal bandeira, a Marcha dos Estudantes começa pressionando o Banco Central, que tem hoje reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) para definir a taxa básica de juros da economia. De acordo com o parlamentar, os estudantes defendem a queda da taxa de juros praticada no Brasil. “Precisamos de mais recursos para a educação, e menos para os que se favorecem com os juros altos. Isso só atrapalha o desenvolvimento, não é do interesse da nação”, disse.
A "Marcha dos Estudantes" reuniu cerca de 20 mil estudantes na Esplanada dos Ministérios. O ato contou com a participação da presidente da Federação de Estudantes da Universidade do Chile (Fech), Camila Vallejo, que lidera os protestos realizados pelos estudantes chilenos nos últimos três meses. “Os chilenos estão buscando a educação pública, principalmente a superior. O Chile foi laboratório da política neoliberal na América do Sul, com a retirada dos direitos previdenciários e com ação privada em vários segmentos como na educação”, explicou.
Em aparte, o deputado Carlomano Marques (PMDB) disse que o Brasil vive uma “revolução em marcha”, que vem desde a “Era Vargas”, passando pela “Era Juscelino”. Agora, mais recentemente, com a “Era Lula”, que priorizou a educação.
Áudio (Disponibilizado no Portal por uma semana)
Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa