Presidente da ANP debate política energética em Caetité na Bahia

Desenvolvimento sustentável e a política energética brasileira é o tema da mesa-redonda que a prefeitura de Caitité, no sul da Bahia, promove na próxima segunda-feira (5/9), às 20h, no Cine Anísio Teixeira. O evento contará com a presença do diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Haroldo Lima, e do presidente Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Alfredo Trajam.

O debate contará também com exposições de Barne Laureano e Fernando Meireles, que são consultores, projetistas e gerenciadores dos 14 parques eólicos da região de Caitité. “Nosso objetivo é desmistificar um pouco esta questão da política e do programa nuclear brasileiro e trazer isso para a discussão, inclusive estender essa discussão para a rede municipal de ensino fundamental”, informa a vice-prefeita de Caitité, Maria de Fátima de Oliveira.

“Como também o governo tem procurado ampliar a matriz energética, principalmente no aspecto da energia eólica, então a gente está trazendo três pessoas que trabalham em áreas diferentes e importantes da matriz energética. A discussão para a cidade é muito importante, pois parte desta política energética está exatamente na região de Caitité, onde estão sendo implantados 14 parques eólicos e onde existe a única mina de urânio em operação no Brasil”, acrescentou Maria de Fátima.

O diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, permanece em Caitité no dia 6 de setembro, quando concede entrevista à imprensa e faz uma visita à Casa do Barão, onde será instalado um museu na cidade. Ás 20h, Lima participa ainda do lançamento do livro “De pouso em pouso – em busca do repouso prometido”, de autoria de sua esposa, Solange Silvany Rodrigues Lima.

De Salvador,
Eliane Costa