Sem categoria

Europa propõe reformas com planos de austeridade

A Comissão Europeia (CE) reconheceu na segunda-feira que os planos de austeridade são insuficientes para solucionar desafios econômicos e devem ser acompanhados por reformas estruturais, enquanto descartou uma segunda recessão na região.

Em coletiva de imprensa efetuada nesta segunda-feira (5), o porta-voz comunitário de Economia, Amadeu Altafaj, afirmou que "a austeridade por si só não vai solucionar os desafios de economias submetidas a maior pressão, como a espanhola".

Acrescentou que deve ir acompanhada necessariamente de reformas econômicas, para que tenha mais crescimento e, por tanto, mais emprego.

"Sem crescimento, afirmou, é difícil imaginar uma maior estabilidade da eurozona".

Altafaj descartou uma segunda recessão, mas admitiu "uma diminuição do crescimento".

Apontou que "segue existindo um nervosismo importante nos mercados, os investidores continuam reticentes a assumir certos riscos", disse.

O mais importante, insistiu, é que os Estados com problemas cumpram seus objetivos de redução do déficit, que no caso de Espanha, exemplificou, é o situar por abaixo de três pontos percentuais para 2013.

De outra maneira "é impossível garantir que os mercados possam tomar em sério as promessas dos políticos", enfatizou o porta-voz de Bruxelas.

Prensa Latina