Sem categoria

Angela Merkel pede prudência em debate sobre Grécia

A chanceler alemã Angela Merkel pediu para os partidos membros de sua coalizão governamental mais prudência no debate sobre a crise econômica na Grécia. 

- Reprodução

"O que não precisamos agora são mais turbulências nos mercados financeiros, pois a insegurança já está bastante forte", disse a presidente em uma entrevista.

Sem citar seu nome, o discurso de Merkel a distanciou do seu vice-chanceler e ministro da Economia, Philipp Roesler. O político liberal considerou no início desta semana uma "insolvência ordenada" da Grécia.

No entanto, Merkel disse que um default da Grécia não será possível antes do ano 2013, pois atualmente não existe um regulamento jurídico para tal processo. "Por isso nós criamos o Mecanismo Europeu de estabilidade", agregou Merkel na entrevista.

Antes, vários integrantes do partido demo-cristão (CDU) criticaram o debate sobre uma possível insolvência grega ou inclusive uma expulsão da República da Zona Euro.

O colega de partido de Merkel e ministro de Finanças, Wolfgang Schaeuble, rechaçou "vozes que fortalecem o nervosismo com comentários irrefletidos".

Já o primeiro ministro grego, George Papandreu, disse em Atenas que seu governo respeitará os planos de austeridade. Simultaneamente, o social-democrata criticou que "aumentam as vozes anti-europeias ao passo que há comentários populistas e inclusive racistas contra Grécia".

Fonte: Prensa Latina