Sem categoria

Kadafi está bem escondido na Líbia e com boa saúde, diz porta-voz

O líder líbio Muamar Kadafi está "em bom estado de saúde e com bom ânimo em algum lugar de sua terra", afirmou nesta segunda-feira (5) seu porta-voz, Mussa Ibrahim.

Em entrevista por telefone à rede de televisão síria "Al Rai", Ibrahim ressaltou que Kadafi não poderá ser encontrado.

"Ele está na Líbia. Em uma região inalcançável para os grupos rebeldes. Tem bom ânimo e goza de muito boa saúde", acrescentou o funcionário que foi a voz do governo líbio até que no último dia 20 de agosto as tropas rebeldes invadiram e tomaram a capital, Trípoli.

Ibrahim ressaltou, além disso, que também está na Líbia o filho mais combativo do líder líbio, Saif al Islam, que "se movimenta de um lugar a outro".

Os representantes dos rebeldes líbios assinalaram em várias ocasiões que querem conhecer o lugar no qual se esconde o líderr, e insistiram que sua captura e morte só é uma questão de tempo.

Alguns rumores apontam que poderia estar junto a seu filho Saif Al Islam e um pequeno grupo de seus seguidores, na província de Bani Walid, ao sul de Trípoli, assediada há semanas pelas forças rebeldes.

Outros acreditavam que ele estava na cidade de Sebha, mais ao sul de Bani Walid, e inclusive em sua localidade natal, Sirte, também assediada, embora a minoria sugira que se encontra perto da fronteira com a Argélia, ou que inclusive teria cruzado o país, como fez parte de sua família.

Em uma gravação emitida em 1º de setembro pelo mesmo canal sírio, uma voz atribuída a Kadafi prometeu retornar e lançar "uma longa guerra de guerrilhas" para controlar de novo o país.

Com agências