PCdoB de Foz do Iguaçu se prepara para Conferência Municipal

O PCdoB de Foz do Iguaçu está engajado no processo de mobilização dos comunistas rumo à Conferência Municipal que acontecerá no dia 02 de outubro.

Conferência Foz do Iguaçu 2009

Realizada a cada dois anos, a Conferência integra o processo realizado nas esferas municipal, estadual e nacional de eleição das direções e definição do projeto partidário. A meta do partido em Foz do Iguaçu é fazer o debate da Resolução do Pleno Municipal com os cerca de 500 filiados do partido até o processo da conferência.

Para isso, o partido fez um jornal contendo a Resolução e está realizando plenárias setoriais nos bairros, nas organizações de base e nas casas dos filiados. A resolução que está sendo debatida pelo partido expõe a avaliação do PCdoB local nas várias frentes de atuação e propõe as bases para o futuro do partido na cidade. O documento também traz como indicativo o lançamento de Chico Brasileiro e Joane Vilela como pré-candidatos à Prefeitura da cidade e a composição de chapa própria de vereadores para a eleição de 2012.

Para o Presidente do PCdoB local, Nilton Bobato, tanto Chico Brasileiro quanto Joane Vilela, agregam as condições para a disputa eleitoral e estão preparados para conduzir o programa de governo avançado para a cidade. “São duas lideranças consolidadas, capazes de liderar um projeto que permita à cidade avançar ainda mais do que já avançou nos últimos anos”.

Bobato adiantou que a decisão das candidaturas à Prefeito será tomada em conjunto com as demais forças políticas que compõem a base dos governos municipal e federal em Foz do Iguaçu. “Não fazemos um projeto isolado, e sim, somos parte de um projeto de desenvolvimento para a cidade que necessita das demais forças para se consolidar”.

É preciso avançar

Na análise institucional, o PCdoB avalia os avanços e os desafios a serem superados para os avanços na cidade. A avaliação demonstra que o partido fez diferença nas áreas em que atuou no governo, a exemplo, da Secretaria da Saúde e da Educação, com os comunistas Chico Brasileiro e Joane Vilela, respectivamente à frente das pastas.

Por outro lado, os comunistas acreditam que é necessário aprofundar os avanços no campo popular, ampliando o diálogo com a sociedade e fortalecendo as organizações populares. “A cidade avançou, mas é preciso ir além”, um dos tópicos da resolução, sintetiza o pensamento dos comunistas sobre o passado e futuro e expõem os desafios para o fortalecimento dos movimentos sociais.

Governo

O PCdoB de Foz do Iguaçu faz parte do Governo Municipal desde 2005, quando foi eleito o Prefeito Paulo Mac Donald Ghisi (PDT), e reeleito em 2008, tendo como vice-prefeito, o comunista Francisco Lacerda Brasileiro. No legislativo, o partido desde 2000 tem mantido uma cadeira; sendo dois mandatos representados por Chico Brasileiro (2000-2008) e na gestão atual, pelo comunista Nilton Bobato.

De Foz do Iguaçu – Jaqueline Castro