Chico Brasileiro é pré-candidato a Prefeitura de Foz do Iguaçu

O vice-prefeito Chico Brasileiro (PCdoB) foi lançado pré-candidato a prefeito de Foz do Iguaçu. O anúncio da pré-candidatura aconteceu na manhã desse domingo (02) em ato político, que abriu a Conferência Municipal do PCdoB. A solenidade foi marcada pela diversidade política e expressiva participação dos filiados e simpatizantes da sigla.

Conferência Foz do iguaçu

A mesa do ato foi composta pelo prefeito Municipal, Paulo Mac Donald, pelos presidentes dos partidos que compõe a base do governo municipal PPS (Sérgio Spada), PDT (Ortêncio Castilha), DEM (Luiz Queiroga) e PP (Adevilson Gonçalves), além dos presidentes do PMDB (Sérgio Beltrame), PT (Pedro Tonelli) e de lideranças dos movimentos sociais, como a presidente do Sindicato dos Bancários, Cristina Delgado, a presidente da UBM (União Brasileira de Mulheres), Maria Aparecida, a presidente da Umefi (União Municipal dos Estudantes Secundaristas), Maiara Oliveira e da presidente do Conselho da Mulher, Maria El Saad. Também participou do ato político o vereador do PP, Gessani da Silva. O ato foi seguido pela deliberação da resolução programática do PCdoB e eleição da nova direção municipal para o biênio 2012-2013, que reconduziu o vereador Nilton Bobato a presidência da sigla.

A aglutinação de forças no ato político atestou o lema da conferência, intitulada “Por uma Foz ainda melhor”, cuja tônica é dar continuidade aos avanços sociais que tem sido promovidos na cidade desde 2005. Para continuar as transformações, o PCdoB, que integra o grupo de partidos que conduz o governo, apresentou o nome de Brasileiro como pré-candidato a prefeito da cidade.

De acordo com o presidente do PCdoB local, Nilton Bobato, o Partido colocou o nome Chico Brasileiro à disposição do grupo político que governa o município, como opção para as eleições de 2012. “O lançamento é a contribuição do PCdoB para o debate da frente de forças que integram o governo; nosso papel é convencer que o Chico é o melhor candidato para representar a frente”, explicou Bobato.

A aclamação do nome de Chico Brasileiro foi seguida pelo uso das palavras dos componentes da Mesa, que elencaram as qualidades do vice-prefeito, credenciando-o para ser o próximo Prefeito da cidade. A secretária de Educação, Joane Vilela, afirmou que Brasileiro agrega as condições necessárias para governar a cidade . “O prefeito tem que ter capacidade de diálogo, liderança politica, capacidade administrativa, capacidade de diálogo com população, condições de ouvir a população, saber utilizar os recursos financeiros, precisa ser honesto, ético; o que eu quero dizer que dentro do partido temos uma pessoa com esse perfil, e essa pessoa é o Chico Brasileiro”.

O presidente do DEM, Luiz Queiroga, ratificou as palavras da Secretária de Educação e utilizou-se de uma máxima ao mencionar os atributos de Chico Brasileiro. “Ao falar de Chico Brasileiro me lembro da seguinte frase: a palavra convence, mas o exemplo arrasta. O Chico Brasileiro teve dois mandatos na Câmara, conduzidos com índole irrepreensível. Eu digo para um diálogo é preciso ser um bom ouvinte, e eu vejo essa virtude no Chico Brasileiro”.

O prefeito Paulo Mac Donald confirmou seu apoio às decisões do grupo político e testemunhou a favor de Chico Brasileiro. "Contem comigo nesse processo, nós temos muita coisa pra fazer, e eu faço questão de participar de toda sugestão e crítica do grupo, serei um cabo eleitoral dos nossos candidatos. Vamos conversar, porque, nós temos um grande candidato, e eu sou testemunha, que é o Chico Brasileiro, meu companheiro em decisões dificílimas, que sabe pensar o que é uma pátria, o que é uma cidade, o que é obrigação com o povo” .

Chico Brasileiro, que conta com a experiência de quem esteve a frente das Secretarias da Saúde e da Administração, e é vice-prefeito, reforçou a importância da unidade da frente politica para os avanços políticos da cidade. “Nós aprendemos quando começamos a fazer politica, que essa só vale a pena se for para transformar a sociedade, para transformar a vida das pessoas que nunca tiveram oportunidade, foi por isso que nos unimos (grupo político) em 2004 e fizemos plano estratégico que está dando resultados em todas as áreas. Muito foi feito, mas e preciso fazer muito mais, e para isso, não se faz por acaso, é preciso continuar vencendo desafios e ter grupo politico, ninguém administra essa cidade com apenas um partido, se administra com um conjunto de partidos, é por isso que estão pessoas aqui de partido, que compartilham de ideias para construir o futuro dessa cidade”.

Nova direção

Realizada a cada dois anos, a Conferência Municipal do PCdoB, integra o processo eleitoral das direções da sigla nas esferas municipal, estadual e nacional, além de definir o programa partidário e as ações da sigla nos movimentos sociais e no âmbito institucional. Nesta conferência, o vereador Nilton Bobato foi reeleito Presidente da sigla e conduzirá uma direção municipal composta por 23 membros.

São eles: o mototaxista Amarildo Rosa, a advogada Beatriz Alves, o vice-prefeito e presidente Estadual do PCdoB, Chico Brasileiro, a atriz Claudia Ribeiro, a assessora cultural Danieli Tita, a professora Ilsieiry Galvão, a jornalista Jaqueline Castro, o empresário Jihad Abu Ali, a Secretária Municipal de Educação Joane Vilela, o líder comunitário Enezio de Freitas, o diretor de teatro Juca Rodrigues, a estudante Leticia Antonelli, o escritor Luiz Henrique Dias da Silva, a professora Maria Aparecida, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Maria José El Saad, o professor Moises Boscariol, o servidor público Noraldino Nascimento, o engenheiro civil Pablo Braga Machado, o presidente do Sindicato da Saúde, Paulo Sérgio Ferreira, o policial civil Rogerio Quadros, o presidente da UJS Sergio Santander e o guarda municipal Valdir Nascimento.