Sem categoria

Restos mortais de Allende serão transportados de forma privada

A família do ex-presidente do Chile Salvador Allende (1970-1973) decidiu que seus restos mortais serão transportados de forma privada em solidariedade às vítimas do acidente aéreo na Ilha de Juan Fernández, que provocou comoção pública e deixou 21 mortos.

"A família Allende, compartilhando a dor que afeta o país pela tragédia ocorrida no Arquipélago Juan Fernández e com o objetivo de respeitar o sofrimento dos familiares das vítimas que têm seus parentes no Serviço Médico Legal, decidiu efetuar o transporte dos restos mortais do presidente Salvador Allende Gossens, de forma privada", assinalou um comunicado.

De acordo com o texto, "neste momento, encerramos uma etapa judicial, solicitada pela Corte Suprema e liderada pelo ministro Mario Carroza, com a qual temos colaborado da maneira mais aberta para estabelecer a verdade sobre o ocorrido em 11 de setembro de 1973 e relacionado com a morte do presidente Allende".

"Com o transporte de seus restos mortais do Serviço Médio Legal ao mausoléu da família no Cemitério Geral, avançamos no processo indispensável e irrenunciável de esclarecimento da verdade. Desejamos que a verdade também seja determinada para todos os colaboradores e demais pessoas desaparecidas e mortas durante e depois do golpe militar de 1973", acrescentou o comunicado.

A família reiterou que o funeral do ex-mandatário aconteceu em 4 de setembro de 1990 "com todas as honras de Estado depois dele estar enterrado anonimamente por 17 anos por ordem da ditadura". "Naquela oportunidade, nos acompanharam centenas de milhares de pessoas que quiseram lhe prestar homenagem", continua o texto.

Os familiares ainda agradeceram às pessoas que queriam esta cerimônia, mas "sabemos que Salvador Allende continuará recebendo as demonstrações de carinho e homenagem de seu povo, além da comunidade internacional, em seu lugar de descanso, assim como em tantos outros rincões do país e do mundo, alguns dos quais levam seu nome em reconhecimento a seu legado".

Os restos de Allende foram exumados em 22 de junho para se investigar a causa de sua morte. A perícia concluiu que ele se suicidou, assim como sustentava a família, acolhendo a versão de um dos médicos pessoais do ex-chefe de estado.

Fonte: Ansa