Sem categoria

Enquete aponta vantagem de Chávez nas eleições de 2012

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, consolida sua vantagem para as eleições de 2012,  que, se acontecerem hoje, refletiriam um triunfo do estadista com ao menos 10 pontos de diferença, segundo um enquete de Hinterlaces.

De acordo com o diretor da entidade, Oscar Schemel, 58% dos entrevistados têm em geral uma avaliação positiva do presidente, cifra parecida à revelada por uma outra pesquisa, em agosto, do Grupo de Investigação Social GIS-XXI (59,3).

"Chávez é realmente um líder popular, que tem conseguido se posicionar como um redentor", opinou Slhemel em uma entrevista concedida ao canal privado Globovisión.

Para o diretor de Hinterlaces – companhia de enquete de tendência antigovernamental- a oposição deveria agregar elementos racionais ao debate político e um discurso moral a sua postura, se quer reduzir a vantagem nas urnas.

"As propostas dos adversários do presidente não vão para além de algumas soluções, apresentadas às vezes de maneira muito torpe", expôs.

Com respeito à candidatura que vai enfrentar Chávez nas eleições previstas para dezembro de 2012 – ainda que o ente eleitoral não tenha confirmado a data-, Schemel considerou que estão estancadas as pré-candidaturas dos governadores Henrique Capriles (Miranda) e Pablo Pérez (Zulia), os principais favoritos.

"Por sua vez, sobem a deputada María Corina Machado e o prefeito metropolitano de Caracas, Antonio Ledezma", disse. Os opositores esperam realizar em fevereiro próximo suas primárias, das quais devem sair o rival de Chávez.

Com Prensa Latina