Dilma se reunirá com Chávez na Venezuela em novembro
A presidente brasileira Dilma Rousseff irá a Caracas para se reunir com seu colega venezuelano Hugo Chávez na primeira semana de novembro. O encontro que tem como objetivo dar seguimento aos acordos de cooperação bilateral, informou neste sábado (10) a Chancelaria da Venezuela em um comunicado.
Publicado 11/09/2011 09:09
Os mandatários decidiram, em uma conversa por telefone realizada na sexta-feira (9), fixar a data para "os primeiros dias" de novembro a fim de retomar "os encontros trimestrais de acompanhamento e avaliação de projetos e acordos entre ambos os países", indicou a mensagem oficial, sem precisar uma data exata para o encontro.
Celac
Durante a conversa, a presidente destacou a importância da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que nascerá durante uma cúpula presidencial que será realizada na Venezuela nos dias 2 e 3 de dezembro, acrescentou a mensagem.
A criação da Celac é um "passo gigantesco de todo o nosso continente para a união", considerou Dilma, citada na nota oficial. Ambos os chefes de Estado também saudaram os avanços da consolidação da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), depois da adesão do Paraguai na sexta-feira (9) ao bloco regional, segundo o comunicado.
Abreu e Lima
O governo brasileiro informou na sexta (9) que Chávez e Dilma chegaram a um acordo para consolidar a participação da Venezuela na construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.
As garantias que faltavam para a contrapartida venezuelana nas obras foram sanadas e no dia 20 de agosto o acordo foi firmado. Com isso, a PDVSA – estatal venezuelana – poderá entrar com recursos no empreendimento, que vinha sendo custeado exclusivamente pela Petrobras.
Brasil e Venezuela mantêm amplos acordos de cooperação em projetos de construção, hidrocarbonetos e hidrelétricos, entre outros.
Fonte: AFP