Sem categoria

Fumaça envolve Congresso e muda paisagem de Brasília

Um incêndio que começou ao meio-dia desta quinta-feira (8) no Jardim Botânico de Brasília deixou a cidade envolta em fumaça na manhã desta sexta (9). Registros do forte cheiro de queimado e fumaça têm sido relatados no Lago Sul, zona central da cidade e até no Guará, cidade a 23 km do parque onde ocorre o incêndio. Segundo o Grupamento de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros do DF, a área atingida pelo fogo ainda não foi medida.

Congresso fumaça - Antonio Cruz

Desde o primeiro registro do incêndio até a manhã desta sexta, 460 militares já se revezaram para apagar o fogo, inclusive durante a madrugada. Às 3 horas da manhã, os militares fizeram uma pausa e retomaram o combate ao incêndio às 6 horas.

A fumaça fez o Aeroporto Internacional de Brasília acionar instrumentos para orientar pousos e decolagens, mas nenhum voo foi cancelado. As provas de hoje do campeonato de balonismo, que acontece na capital até sábado em comemoração à semana da independência, foram canceladas. Escolas do DF também suspenderam as aulas por conta da fumaça.

O clima seco desta época do ano em Brasília favorece a ocorrência de incêndios. O DF já completou três meses sem chuva e, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão de chuva até o dia 20 de setembro. Para esta sexta-feira, o Inmet prevê névoa seca em Brasília, com umidade relativa do ar entre 15% e 40%.

Fonte: Terra Magazine