Campanha “Fim do Roaming” foi bem recebida por consumidores

A campanha “Fim do Roaming – Pro Brasil se Ligar Ainda Mais”, que busca o fim da cobrança extra feita pelas operadoras de telefonia celular aos consumidores fora de sua região de origem, contou com grande repercussão em suas atividades de mobilização realizadas ao longo desta segunda-feira, 12/9.

Um “tuitaço” com a hashtag #fimdoroaming foi promovido ao longo de todo o dia, reforçando a divulgação da campanha via Twitter e lembrando o aniversário de 21 anos do Código de Defesa do Consumidor (celebrado domingo, 11/9). Como efeito do “tuitaço”, a palavra de ordem “fimdoroaming” chegou ao topo dos Trending Topics Brasil do Twitter.

A partir das 8h aconteceu panfletagem na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. Já das 10h ao meio-dia aconteceu panfletagem e conversa com passageiros no Aeroporto Internacional Pinto Martins, levando a campanha ao público diretamente prejudicado pela cobrança de roaming, ao viajar.

Das 15h às 16h aconteceu, também via Twitter, uma videoconferência sobre a campanha, em que o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), membro da Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara dos Deputados, e articulador da campanha “Fim do Roaming”, deu detalhes sobre a iniciativa e sobre a tramitação do projeto de lei de sua autoria, que determina o fim da cobrança.

Mobilização

Chico Lopes destacou a importância das atividades de mobilização, como forma de reforçar a campanha contra o “roaming” – cobrança que hoje penaliza os consumidores em todo o Brasil. “Essa é uma campanha que surgiu no Ceará, através da articulação de nosso mandato, mas que é nacional, pois os consumidores de todo o País sofrem com o ‘roaming’. Não é justo que as pessoas paguem tarifas caríssimas de celular, quando estão se deslocando, se a rede das operadoras hoje abrange todo o Brasil”, justifica o deputado.

“Na prática, a cobrança do ‘roaming’, como é feita hoje, impede as pessoas de usarem seu telefone, quando estão em regiões diferentes da sua de origem. Quem tem celular pré-pago quase sempre fica logo impedido tanto de fazer quanto de receber ligações. É um serviço essencial, que fica negado ao consumidor”, alertou o deputado Chico Lopes, respondendo a perguntas de internautas de estados como Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Rio Grande do Sul, durante a videoconferência. Realizada através do Twitcam, com link no perfil @depchicolopes, a videoconferência ajudou a massificar a hashtag #fimdoroaming.

Fonte: Assessoria do Deputado Federal Chico Lopes – PCdoB-CE