Conferência elege nova direção do PCdoB no Recife
Cerca de 500 dirigentes, filiados e militantes participaram da Conferência Municipal do PCdoB do Recife, que aconteceu no sábado (10), no auditório do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), da Universidade Federal de Pernambuco.
Publicado 13/09/2011 10:12 | Editado 04/03/2020 16:57
O evento foi antecedido por reuniões plenárias distritais e de base que reuniu centenas de filiados e militantes do partido, em vários pontos da capital pernambucana. Durante o encontro foi eleita a nova direção do Comitê Municipal, que estará a frente do Partido nos próximos dois anos.
Ao abrir o encontro, o deputado e presidente do Comitê Municipal do Recife, Luciano Siqueira chamou a atenção para a ligação existente entre o que acontece no Recife e em Pernambuco e os fatos que se desenrolam no resto do País e no mundo. “E no mundo há transformações que nós precisamos levar em conta”, alertou.
“Nós temos a consciência de que na luta de construção do nosso partido no Recife vamos lidar com os problemas, as possibilidades, os desafios da cidade, entendendo que o Recife é parte de um todo que envolve o Estado de Pernambuco e o nosso País. Além disso, devemos ter a compreensão também de que quando nós olhamos para o Brasil e a nossa cidade ou para categoria da qual nós fazemos parte, escola, bairro ou ambiente em que nós lutamos é necessário sabermos o que se passa no mundo, não apenas por curiosidade, mas, sobretudo, porque a realidade concreta do mundo hoje exige”, destacou Luciano.
Ele reafirmou ainda o caráter internacionalista do PCdoB. “Nós somos um partido que defende a emancipação dos trabalhadores dos países do mundo inteiro, nossa luta é internacional, nós somos internacionalistas. O que acontece com os trabalhadores e com o povo da Nicarágua, Noruega, Espanha, China e Portugal tem tudo a ver com a gente e nós temos tudo a ver com isso, que nos preocupa e nos anima. Nós somos um partido internacionalista, isso está em nosso Estatuto”.
Luciano comentou também o documento base da Conferência, que teve como tema O PCdoB forte por uma cidade mais humana e ressaltou as iniciativas do partido visando às eleições de 2012. “Desde já nós estamos montando uma chapa própria de candidatos e candidatas a vereador/vereadora, para eleger uma bancada e não apenas para reeleger o vereador Almir Fernando, que vem desempenhando o seu mandato com competência. Para eleger mais vereadores para somar e, se possível incluir nessa bancada pelo menos uma mulher, para colocar a voz da mulher na política e na Câmara do Recife”.
Ele encerrou lembrando que há condições favoráveis para continuar avançando. “E nos referimos aqui às mudanças que estão acontecendo em Pernambuco. É um novo estágio, é uma coisa que a gente nem pensava que podia acontecer que é o desenvolvimento do Estado. Há novas indústrias, indústrias modernas, e para os trabalhadores isso muda muita coisa em Pernambuco e no Recife. Crescem as categorias profissionais que estavam pequeninhas, como os metalúrgicos, por exemplo, o setor de serviços também está crescendo e isso coloca desafios para todos nós”.
Força das mulheres
A Conferência do Recife serviu também de palco para que as mulheres comunistas da cidade mostrassem sua força. Além de constituírem 50% do total de delegados/as presentes, elas passaram a compor 40% da nova direção do Comitê Municipal do Recife eleita durante o encontro.
As feministas do partido reafirmaram a participação político-partidária das mulheres na conferência também por meio de cartazes e camisetas com a inscrição “Sou PCdoB, sou mulher e sou de luta”. O toque especial ficou por conta de adornos de cabelo especialmente produzidos para o momento.
A ocupação de espaços pelas comunistas recifenses vem ao encontro da disposição do partido de estimular a participação das mulheres nas diversas instâncias partidárias e em sua direção, bem como nos vários fóruns da sociedade.
Chapas competitivas
“Foram conferências exitosas, vibrantes e em acordo com o projeto político do PCdoB em Pernambuco. Conseguimos avaliar o quadro político das principais cidades do Estado e o esforço do partido em construir chapas competitivas para vereador e em cidades onde o partido poderá lançar candidaturas majoritárias”, afirmou o presidente estadual do PCdoB, Alanir Cardoso, durante o encontro, ao fazer um balanço da mobilização do partido para as 80 conferências municipais previstas, das quais 68 já foram realizadas, em preparação à Conferência Estadual, que acontece nos dias 24 e 25 de setembro.
Nova direção
Além de avaliar o desempenho político do partido e debater a construção de chapas competitivas para disputar as eleições em 2012, durante a conferência os 245 delegados e delegadas elegeram a nova direção do Comitê Municipal do Recife, para o biênio 2011-2013, no total de 41 membros, que ficou assim constituída:
Alessandro Costa; Alex Beltrão; Alexon Willames; Almir Fernando; Aluísio Figueirôa; Amanda Melo; Ana Cristina Davi; Ana Magalhaes; Antonieta Trindade; Audisio Costa; Augusto Semente; Cida Pedrosa; Clodoaldo Torres; Eufrásio Elias; Fernanda Lima; George Braga; Geraldo Vilar.
E mais: Glauce Medeiros; Inamara Mélo; Irene Freire; Isaac Cassimiro; Jackson Bezerra; Jean Falcão; José Bertotti; José Luís; Luciano Siqueira; Luís Henrique (Galego); Maksandro Souza; Manuela Braga; Marcelo Adriano; Márcia Ramos; Maria Auxiliadora; Paula Falbo; Paulo Dantas; Sergio Campelo; Silvana Paula; Sybelle Natalle; Tadeu Lira; Waldemis Ferreira; William Menezes e Zélito Passavante.
Fonte Site de Luciano Siqueira