Sem categoria

Irã anuncia libertação de estadunidenses acusados de espionagem

 Autoridades judiciais do Irã anunciaram nesta terça-feira (13) a libertação de dois estadunidenses condenados por espionagem e entrada ilegal ao país em 2009, após pagamento de uma fiança de 500 mil dólares cada um.

Os beneficiados com a medida são Shane Michael Bauer e Joshua Feliz Fattal, que foram capturados em julho de 2009 junto a Sarah Shourd quando ingressaram no território persa supostamente por erro das montanhas da região do Curdistão iraquiano.

Shourd foi liberta em setembro do ano passado por razões humanitárias após permanecer 14 meses detida e pagar uma fiança com um custo similar.

O advogado dos jovens, Massoud Shafiee, afirmou que seus familiares foram notificados do tema e se espera que formalizem o desembolso para tramitar sua saída de prisão e do país.

Os prisioneiros asseguraram ser montanhistas, mas em agosto foram condenados a oito anos de cárcere após que o promotor-geral de Teerã, Abbas Jafari-Dolatabadi, afirmar ter achado "evidências contundentes" de que cooperavam com agências de inteligência norte-americanas.

Em uma entrevista concedida nesta terça (13) ao canal televisivo NBC, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, confirmou a liberdade dos dois estadunidenses.

Fonte: Prensa Latina