Conferência de Saúde da Bahia debate fortalecimento do SUS

O fortalecimento e a melhoria no atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia serão os principais temas discutidos na etapa estadual da 14ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece até a próxima quinta-feira (15/9), no Centro de Convenções, em Salvador. Com o tema “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”, o evento reúne cerca de 2.500 participantes de todo o estado.

A abertura da 8ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia (Conferes) aconteceu nesta segunda-feira (12/9), com a presença do governador em exercício, Otto Alencar, e do secretário da Saúde, Jorge Solla. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou do evento na manhã desta terça-feira, falando sobre as iniciativas do governo federal para a melhoria do atendimento no Sistema Único de Saúde.

“Na Bahia estamos comemorando vários aspectos importantes: o primeiro foi a realização de etapas municipais em 416 dos 417 municípios do estado. Isso significa que mobilizamos cerca de 100 mil pessoas no estado para discutir saúde, nas conferências locais, distritais e regionais. Assim, nós temos aqui cerca de 2.500 pessoas participando desta conferência entre delegados, convidados e observadores, o que também é um recorde. E com isso são mais de 70 propostas por município, o que dá um grande número de propostas, mesmo juntando as propostas parecidas”, informa o superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciências e Tecnologia em Saúde da Bahia, Alfredo Boa Sorte.

Boa Sorte acrescenta que a segunda coisa importante a destacar, é que na Conferência se faz uma repassagem sobre o que foi feito pelo estado e o que está sendo feito nos municípios em torno do SUS, para avaliar e criticar o que está errado e pensar em novas propostas de melhoria. “E o que de mais importante nós diagnosticamos nesta Conferência, é que de fato nós precisamos melhorar e universalizar o acesso ao Sistema de Saúde. Mas para isso, nós precisamos reorganizar e reestruturar o sistema e precisamos ter garantido um financiamento maior para o SUS, por isso a importância da regulamentação da emenda constitucional nº 29”, ressaltou.

Participação

A 8ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia reúne trabalhadores da saúde, prestadores de serviço, gestores e representantes dos usuários eleitos nas conferências realizadas nas etapas municipais. Ao final do evento, serão escolhidos os delegados que representarão a Bahia na etapa nacional, que acontecerá entre 30 de novembro e 4 de dezembro, em Brasília.

“A Conferência tem sido bastante proveitosa, principalmente pela qualidade dos debates. Nós do Sindsaúde, além de contribuirmos com a discussão, também estamos trazendo para conferência a luta pela revisão do Plano de Cargos e Vencimentos, uma luta importante. Nós também defendemos a ampliação do financiamento da saúde através da regulamentação da emenda 29, o tratamento da saúde não dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal, mas dentro de uma responsabilidade social e a melhoria do acesso, que precisa ter equidade. Nós temos que avançar nesta questão”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde da Bahia (Sindsaúde), Silvio Roberto dos Anjos e Silva.

No primeiro dia da Conferência foram nomeados 32 integrantes e respectivos suplentes do Conselho Estadual de Saúde, formado por usuários, profissionais da saúde e prestadores de serviço. O secretário de Saúde, Jorge Solla, também fez um balanço dos principais avanços do SUS na Bahia nos últimos anos.

Segundo Solla, as diretrizes aprovadas na 7ª Conferência Estadual de Saúde pautaram a elaboração do Plano Estadual de Saúde e deram o norte para grandes ações nos quatro primeiros anos de gestão. “Os benefícios foram levados a várias áreas, resultaram na ampliação do Saúde da Família, na entrega de 1.218 novos leitos hospitalares. Também o número de leitos de UTIs praticamente dobrou, fortalecemos as ações de imunização, vigilância e prevenção, além da capacitação de recursos humanos, qualificamos os trabalhadores da saúde, promovemos concurso público e contratamos profissionais”.

O secretário afirmou ainda que as decisões da conferência passada geraram diretrizes de governo, que foram executadas e contribuíram para melhorar o acesso da população ao serviço de saúde. “Agora, nesta conferência, estamos fazendo este balanço e construindo a pauta para o próximo período”, acrescentou.

De Salvador,
Eliane Costa