PCdoB apresenta pré-candidatura a prefeito de Ponta Grossa

O PCdoB de Ponta Grossa (quarta maior cidade do Paraná em número de habitantes e eleitores) realiza, durante o feriado do aniversário de 188 anos da Cidade (5ª-feira, 15/09), a V Conferência Municipal do partido, a partir das 13:30 horas, no plenário da Câmara Municipal, com a presença do presidente estadual da legenda, Chico Brasileiro, atual vice-prefeito de Foz do Iguaçu, e outros membros do diretório no Estado.

Sérgio Luiz Gadini

Será apresentada, na oportunidade, a pré-candidatura do jornalista e professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Sergio Gadini (foto), a prefeito, para as eleições do ano que vem.

A Conferência, de acordo com a direção local do PCdoB, vai debater e aprovar a tese do partido para o período de 2011 a 2013, eleger delegados da cidade para a Conferência Estadual e escolher os integrantes do novo Comitê Municipal para os próximos dois anos.

Durante o evento serão filiadas novas lideranças e será apresentada a proposta de pré-candidatura majoritária (a prefeito e vice) da legenda ao pleito de 2012, além de uma chapa de pré-candidatos a Câmara Municipal.

Eleições 2012
A expectativa dos dirigentes locais é que, a partir deste ano, o PCdoB de Ponta Grossa deve seguir tendência nacional, lançando chapas próprias aos legislativos e de candidaturas aos executivos municipais. A orientação vale para os municípios onde o partido já está estruturado ou busca se estruturar.

"O PCdoB pretende lançar candidaturas próprias nas principais cidades do país, como Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Aracaju, Fortaleza, Manaus e nas demais cidades com mais de 100 mil eleitores", diz o presidente do diretório municipal em Ponta Grossa, Thiago Moro. "Vamos discutir uma nova cidade, colocando abertamente nossas idéias e propostas ao debate", afirma Moro.

Com a chapa de vereadores, praticamente já consolidada, e formatada com base nos movimentos sociais, o PCdoB deve apresentar, durante a Conferência Municipal, a pré-candidatura a prefeito do professor Sérgio Luiz Gadini, que deve assinar ficha de filiação ao Partido, durante o evento.

Jornalista com formação universitária, Sérgio Gadini é doutor em Comunicação, professor do Curso de Jornalismo da UEPG, e do programa de mestrado em Comunicação da Universidade Federal do Paraná. Desde que está em Ponta Grossa, Gadini sempre participou dos movimentos sociais e comunitários. Foi membro por duas gestões do Sindicato dos Docentes da UEPG (Sinduepg/ANDES) de 2004 a 2008, tendo presidido a entidade entre maio de 2006 e julho de 2008 (na Gestão 'Autônoma & Democrática'). Atualmente, o professor Gadini é presidente do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e membro do Conselho Municipal de Cultura de Ponta Grossa, onde representa o setor de Literatura. Ele também é autor de vários livros, na maioria dos quais discute política cultural e a midiatização das disputas eleitorais.

Na avaliação do professor Gadini, que desde 1994 não está filiado a partido político, a possibilidade de participar diretamente da disputa municipal é um desafio inédito, que precisa ser avaliado com seriedade. "Nestes últimos anos, a Cidade acompanhou disputas onde o debate em torno de políticas públicas ficou em segundo plano", diz.

“Por isso mesmo, caso o PCdoB decida apresentar chapa própria para participar da eleição municipal em 2012, a proposta é afirmar, com propostas concretas, Cidade de Ponta Grossa pode ser melhor para a maioria da população. E para isso não precisa de mágica: basta boa vontade política, dedicação e compromisso com a implantação e a defesa de políticas públicas em todos os setores", destaca Gadini.