Sem categoria

PCdoB realiza Encontro dos Estudantes do Setor Produtivo

As secretarias Nacional de Juventude e Sindical realizaram no último final de semana (10 e 11) de setembro, no auditório do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo, o 1º Encontro Nacional dos Estudantes de Cursos Ligados à Produção.

O evento reuniu cerca de 160 estudantes de diversos estados brasileiros de cursos técnicos, tecnólogos e superior, das áreas de elétrica, eletrônica, mecânica, mecatrônica, ambiental, civil, produção, mineração, qualidade, aeronáutica, usinagem, sistema de informação, refrigeração e climatização, metalurgia, metrologia, portos, química, segurança do trabalho, automação industrial, entre outros.

O principal objetivo do encontro foi traçar um caminho — através do diálogo com os estudantes do setor — que convergisse os anseios desses quadros com a política do Partido, com vistas ao avanço do Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, conforme o Programa Socialista aprovado no 12° Congresso do PCdoB.

Segundo o Secretário Nacional de Juventude do Partido, Julio Vellozo “a demanda por essa iniciativa deu-se a partir da aprovação da Política de Quadros que prevê um maior acompanhamento dos militantes em áreas estratégicas para o crescimento do Partido, colocando no centro da atuação do PCdoB os jovens, os trabalhadores e as mulheres”.

No primeiro dia de debates foram abordadas questões acerca do movimento sindical e de juventude; educação com foco no ensino técnico; e trabalho — com foco na grande demanda de mão de obra da área de petróleo.

A tônica maior do evento foi reforçada pelo presidente Nacional do PCdoB, Renato Rabelo, no segundo dia de debates. Ele reafirmou a necessidade de o Partido aumentar sua concentração e dedicação no acompanhamento dos militantes dessas áreas. Para o presidente do PCdoB essas são premissas para o desenvolvimento do Partido no próximo período.

Segundo as secretarias responsáveis pelo evento, o encontro atingiu os objetivos quantitativos e qualitativos desejados. As secretarias também informaram que essa será apenas a primeira iniciativa na área.

Da Secretaria Nacional de Juventude,
com informações de Marina Cruz