RJ: Trabalhadores dos Correios iniciam greve e convocam passeata

Os trabalhadores dos Correios do Rio de Janeiro realizaram, no dia 13, uma imensa assembleia no centro do Rio, sem dúvida uma das maiores dos últimos anos, que deu início à greve nacional da categoria. O CTP Praça de Guerra ficou lotado de trabalhadores indignados com a proposta rebaixada da empresa.

Uma grande vaia foi a resposta da categoria, que convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Rio de Janeiro (Sintect-RJ) veio de todos os cantos do Estado do Rio.

A direção do Sindicato não mediu esforços na preparação dessa greve. Transportes nos quatro cantos deste estado foram disponibilizados. Norte, Sul, Serrana, Baixada Fluminense e Capital, todas as regiões estavam representadas contra a intransigência da ECT.

Inicialmente, a categoria aprovou o desconto assistencial de 2% para a greve. Também foi aprovada a realização de uma grande passeata nesta sexta-feira (16), a partir das 12h, na Candelária, passando pela Rio Branco, até a Cinelândia.

Os trabalhadores dos Correios pedem a reposição da inflação, mais R$ 400 de aumento linear, entre outros benefícios sociais. Entretanto, a ECT ofereceu apenas a reposição de 6,87% e o reajuste linear de R$ 50,00, a partir de janeiro de 2012.

Segundo a direção do Sindicato, durante todos os dias da greve serão percorridas as unidades, destacando a paralisação e convocando os trabalhadores para as assembleias, que ocorrerão todos os dias, a partir das 10h, no CTP Praça de Guerra. A categoria promete continuar parada até que a empresa apresente uma proposta decente aos trabalhadores.