Wilson Lisboa discute assuntos indígenas em Tabatinga
Problemas relacionados à malária, ao uso de drogas e alcoolismo serão os principais pontos abordados pela Comissão de Direitos Humanos, Assuntos Indígenas e Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), presidida pelo deputado estadual Wilson Lisboa (PCdoB/AM).
Publicado 14/09/2011 11:23 | Editado 04/03/2020 16:11
A rodada de reuniões acontece nesta quarta (14) e quinta-feira (15) em Tabatinga, localizada na região do Alto Solimões.
“A maior preocupação é com os indígenas ticunas. Muitos estão envolvidos com drogas pesadas, além do alcoolismo. A ideia é criar propostas voltadas ao tema para pelo menos tentar evitar um estado caótico na saúde deles”, disse Lisboa.
Outra situação que preocupa a Comissão são os indígenas do Vale do Javari. Por ser uma região endêmica e isolada, os índios estão sofrendo com sérios problemas de saúde, relacionados à hepatite, por conta da incidência de malária.
De 24 parlamentares, cerca de 20 participam das reuniões no município de Tabatinga, a 1.105 quilômetros da capital. Lideranças políticas e comunitárias do município já confirmaram presença.
“Vamos ouvir as lideranças, saber de perto quais são os problemas que precisam ser priorizados” afirmou o deputado.
Além de identificar as maiores demandas, o objetivo dos parlamentares é sentir mais de perto os problemas enfrentados e as queixas da população dos nove municípios da calha do Alto Solimões.
Depois do encontro, um relatório será elaborado com as principais reivindicações dos moradores.
De Manaus,
Samira Benoliel