PCdoB retoma assento na Assembleia Legislativa do Amazonas

O deputado estadual Wilson Lisboa (PCdoB) tomou posse nesta terça-feira (16), no plenário “Ruy Araújo” da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), assumindo a vaga que estava sendo ocupada pelo deputado Washington Régis (PMDB).

A sessão de posse do deputado contou as presenças da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), secretário estadual da Juventude, Desporte e Lazer, Júlio César Soares da Silva, ex-deputado José Lobo e da deputada Vera Lúcia Castelo Branco que secretariou os trabalhos da Mesa.

Na última segunda-feira (15), ele foi diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Com a entrada de Lisboa, deixa o quadro da ALE-AM o deputado e ex-prefeito de Manacapuru Washington Régis (PMDB). Lisboa foi liberado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) há três meses, mas só agora ele foi diplomado pela Corte Regional.

O julgamento da prestação de contas de campanha do deputado nas Eleições 2010 demorou a ser feito. A Corte reprovou os gastos de Lisboa por três votos a dois. Há cerca de três semanas, Lisboa reclamou da demora do julgamento que o impedia de tomar posse por causa do interesse em disputar a Prefeitura de Fonte Boa (a 678 quilômetros a oeste de Manaus).

Em setembro do ano passado, Lisboa teve o registro de candidatura negado por ter suas contas reprovadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) do período em que foi prefeito de Fonte Boa.

Para o deputado Wilson Lisboa, o direito de ocupar assento no Legislativo está caracterizado na certeza de que nada foi feito, durante sua trajetória política, que pudesse macular sua imagem pública e, tão pouco, algum ato de improbidade administrativa que viesse a interromper ou prejudicar sua carreira política.

“Confiamos na Lei brasileira, pois sabemos que ela existe para ser cumprida. Quando a Lei é cumprida e querem desvirtuá-la como tentaram fazer, cabe ao guardião maior dessa lei, que é o Supremo Tribunal Federal (STF), dizer sim ou não, como foi dito agora. Então, a persistência deveu-se na fé que depositamos de que a Constituição Brasileira teria que ser cumprida”, observou o parlamentar comunista.

O deputado Wilson Lisboa afirmou que em relação ao mandato, a situação já está resolvida e, portanto, o ex-deputado estadual Washington Régis “não terá como reverter o caso pelo fato de que o PCdoB constitui o direito de ter a vaga na ALE-AM graças ao seu eleitorado que o consagrou como deputado que mais teve voto assegurando o direito de ter a vaga garantida. “Se por algum motivo acontecer de eu não poder mais concluir o mandato, a vaga, por direito, pertence ao PCdoB, dando posse a outro candidato do partido”, completou o comunista.

O deputado Belarmino Lins fez as saudações ao deputado Wilson Lisboa felicitando-o por ter lutado pelo direito de voltar ao parlamento. “Uma luta árdua, mas que aconteceu através de muita persistência obedecendo a vontade do povo que o elegeu pelo voto depositado nas urnas, nas eleições de outubro passado”, comentou.

Reconhecimento
Para o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), deputado estadual Ricardo Nicolau (PRP), Wilson Lisboa retorna ao Legislativo para dar prosseguimento às suas lutas e trabalho de forma exemplar, como sempre fez. Nicolau agradeceu as presenças da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), do secretário de Esporte, Juventude, Desporto e Lazer, Júlio César Soares das Silva e do ex-deputado José Lobo, que compareceram à solenidade de posse fazendo parte desse momento de alegria para o deputado, seus amigos e familiares presentes.

Em seu pronunciamento, Nicolau disse que quando há uma substituição no Parlamento, ocorre também “um misto de alegria para aquele que retorna e um pouco de tristeza, por aquele que esteve ocupando o mandato”.

Nicolau aproveitou ainda para fazer algumas considerações e agradecer ao ex-deputado estadual, Washington Régis (PMDB), que por força da Legislação, esteve como deputado durante os seis primeiros meses dessa 17ª Legislatura, afirmando que ele foi “um parlamentar exemplar, que sempre esteve à disposição da ALE-AM, honrando seu mandato”.

De acordo com o presidente da ALE-AM, o trabalho realizado por Lisboa ultrapassou as fronteiras do município de Fonte Boa, chegando a outras cidades, além de marcar um grande trabalho em Manaus, tendo em vista a votação expressiva conseguida na capital.

Para a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), a posse do deputado Wilson Lisboa, foi a efetivação de uma conquista conseguida ainda no processo eleitoral, quando o Partido Comunista do Brasil (PC do B), foi a única legenda a lançar candidatura própria para a ALE-AM.

Fonte: Portal A Crítica