Sem categoria

Bondinho de Santa Tereza: Secretário falta a audiência e é vaiado

O secretário de Transportes do estado do Rio de Janeiro, Julio Lopes, e o interventor do governo na Empresa Central Logística – que administra os bondes de Santa Teresa –, faltaram à audiência pública realizada nesta quinta-feira (15) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) sobre o transporte e a situação de bondes no bairro. 

O bondinho já registrou uma série de acidentes nos últimos anos, sendo o maior deles no último dia 27 de agosto, quando um dos trens descarrilou, matando seis pessoas e ferindo outras 56.

Cerca de 200 pessoas estavam presentes na Alerj. Moradores do bairro levaram cartazes, máscaras e vestiam uma camisa que trazia a imagem de um bonde e o adesivo: “Luto pelo bonde”. Quase todos os presentes vaiaram a falta do secretário, e entoaram um coro: “Secretário debochado tem que ser exonerado”.

Homicídio culposo

O advogado da Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa (Amast), Andre Barros, sugeriu que o secretário deveria ser indiciado por homicídio e criticou o Ministério Público, que pediu o arquivamento do processo que tratava da morte de um francês no bondinho, no dia 24 de junho deste ano, que caiu enquanto o trem passava pelos Arcos da Lapa.

“O secretário deve ser denunciado por homicídio doloso, ele assumiu o risco, recebeu a verba e não aplicou no lugar certo. E o arquivamento do processo do francês que caiu dos Arcos da Lapa é um absurdo. Excelências, aqui ninguém é palhaço” disse.

Para Alvaro Braga, diretor da Amast, a última tragédia poderia ter sido evitada. “Sempre nós moradores falávamos sobre o estado precário de conservação, nada foi feito, esperamos agora uma pronta resposta da Alerj. A verdade é que não houve investimentos suficientes nos últimos anos, ou melhor, erro de gerência de uma verba de R$ 14 milhões para os bondes”.

A associação entregou à comissão de Transportes da Alerj uma carta-manifesto, na qual reivindica o cumprimento da reforma do sistema de bondes.

Outro lado

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Secretaria de Transportes disse que o sistema de bondes passa por uma intervenção, e atualmente a secretaria não responde diretamente pelo serviço. A assessoria não explicou a ausência do secretário e disse que a audiência deveria ter discutido apenas a morte do turista francês e não o descarrilamento de agosto.

A secretaria não quis comentar as críticas direcionadas ao secretário durante a audiência pública. 

Fonte: UOL