Sem categoria

Rosa da UBM se une às cores do arco-íris em Pernambuco

O Bloco da Diversidade e a União Brasileira de Mulheres (UBM) ocuparam um dos dez trios elétricos que participaram da 10ª edição da Parada da Diversidade em Pernambuco no último domingo (18). A grande novidade ficou por conta da Ala das Mulheres, que reuniu as mulheres lésbicas organizadas pela UBM, além de representantes do Coletivo LGBT de diversas entidades.

- Marisa Lima

“O Bloco da Diversidade vem para a rua com a missão de difundir o respeito às diferenças com muita alegria e irreverência”, afirmou Irene Freire, uma das coordenadoras da agremiação, que há dois anos participa também do carnaval. Ela destacou ainda que historicamente as paradas reforçam as diversas orientações sexuais, mas as mulheres ainda ficam invisíveis dentro do evento, daí a importância da iniciativa. Os representantes das demais entidades reforçaram também a importância do respeito à diversidade.

Além da UBM, representantes do PCdoB; da União da Juventude Socialista (UJS); da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP); da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes), da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG) e do Coletivo de Lésbicas de Pernambuco (Comlês) também participaram da Parada.

Sem homofobia

Foto: Marisa Lima
O evento reuniu mais de 400 mil pessoas na orla de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Este ano, a parada teve como tema Por um Pernambuco sem homofobia: a mudança começa em você!

Mais que festa, a Parada da Diversidade é um grande ato político contra o preconceito e a discriminação e de reivindicação da garantia de direitos. Para o coordenador do Fórum LGBT, Nicolas Júnior, o resultado dos movimentos de luta contra discriminação sexual tem sido satisfatório. “Vejo que a participação da população no segmento LGBT vem crescendo em Pernambuco, com isso a homofobia no nosso estado tem diminuído. Queremos que a sociedade respeite a diversidade”, afirmou.

Músicas eletrônicas, dez trios elétricos, Drag Queens, bandeiras com as cores do arco-íris e manifestantes do segmento LGBT tomaram conta da capital pernambucana. O palco do Dona Lindu, contou com as apresentações de Drag Queens e shows da banda Swing do Pará, das cantoras Wanessa Camargo, Michele Monteiro, Lia Morais, Andréa Luiza e DJ Chell.

Foto: Marisa Lima
As mulheres lésbicas organizadas pela UBM participaram da Ala das Mulheres.

A orquestra de frevo do Clube Seu Malaquias, passistas campeões de Pernambuco, bonecos gigantes, pernas de pau, escola de samba Galeria do Ritmo, Maracatu de Baque Solto Cruzeiro do Forte e Maracatu de Baque Virado Leão da Campina, deram o tom da festa.

A programação teve início com a 1ª Corrida pela Diversidade, organizada pela Secretaria de Esportes do Estado, com 3,4 quilômetros de percurso.

Presentes ao desfile, o prefeito do Recife, João da Costa, a secretária municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo, além de políticos de vários partidos.

 

Fonte: Página do Luciano Siqueira