Sem categoria

Precursor do movimento negro no País é tema de documentário

O documentário da TV Câmara sobre Abdias Nascimento, considerado um dos maiores ativistas do movimento negro no Brasil, será lançado em sessão da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, nesta terça-feira (20). O Ex-senador e ex-deputado federal, Abdias Nascimento morreu em maio de 2011, aos 97 anos, no Rio de Janeiro.

Ao propor a audiência, a presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputada Manuela d’Ávila (PCdoB-RS), ressaltou a atuação de Abdias nas áreas da cultura, da educação e dos direitos humanos. “Em 1944, Abdias criou o Teatro Experimental do Negro. Na época, foi uma iniciativa totalmente insólita que tentava promover a inclusão de atores, diretores e autores negros. Dessa experiência revolucionária sairiam grandes nomes da dramaturgia brasileira.”

“Como parlamentar, apresentou diversos projetos para reduzir a desigualdade racial. É dele o primeiro projeto de lei propondo ações compensatórias como políticas públicas de igualdade racial”, diz a deputada. “No cenário político, Abdias figura como um dos expoentes do PDT, vinculado ao partido e ao seu criador, Leonel Brizola, desde as primeiras conversas para criação da legenda, ainda no exílio.”

Foram convidados para a audiência o cientista social Amauri Mendes Pereira, especialista em História da África; o coordenador-geral do Centro de Informação e Referência da Cultura Negra da Fundação Palmares, Carlos Moura; o diretor do documentário da TV Câmara, Fernando Bola e um representante da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República.

Agência Câmara