Sindicato dos Metalúrgicos participa de Audiência pró-Ufrgs

 O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região marcou presença na Audiência Pública pró-Universidade Federal doRio Grande do Sul (Ufrgs) realizada nesta sexta-feira, dia 23, no auditório do Intituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza. O evento reuniu centenas de trabalhadores, autoridades e cerca de 1,5 mil estudantes. O comitê caxiense pró-Ufrgs entregou ao vice-reitor da instituição, Rui Oppermann, um levantamento com potencialidades socioeconômicas de Caxias do Sul.

ufrgs na serra - Claiton Stumpf

Para o presidente da entidade, o deputado Assis Melo, a realização da audiência pública foi um passo importante para a conquista de uma extensão da universidade pública em Caxias do Sul. “A instalação de uma universidade pública em Caxias do Sul possibilitará ao trabalhador ter acesso ao ensino superior e, assim, conquistar melhores condições de vida”. Sobre a disputa entre municípios pela implantação da unidade da Ufrgs, Assis sustentou que essa é uma bandeira que deve unificar a região. “É a união em torno de uma necessidade porque a razão maior é que essa não é a bandeira de um único partido, mas de toda a comunidade”.

O vice-reitor Rui Oppermann, explicou que a audiência pública é fundamental para o processo de expansão da universidade pública. “Nós queremos ouvir o que a comunidade tem a dizer e este é o espaço ideal”. O próximo passo, segundo Oppermann será realizar audiências públicas em Bento Gonçalves e Veranópolis para depois reunir as informações e levar ao Ministério da Educação. A expectativa do vice-reitor é de que o processo de definição do local para instalar uma unidade da Ufrgs na Serra seja concluído até 2013. Temos que apresentar um projeto que convença o governo federal de que a instalação aqui será um fator de desenvolvimento regional”.

O vice-reitor observou que a unidade da Ufrgs na Serra não virá apenas para trazer ensino superior, mas para fazer pesquisa e para interagir com a sociedade, por meio dos programas de extensão. Oppermann salientou que a instalação de um Campus na Região foi decidida no ano passado. “Essa decisão foi motivada por uma equipe de Caxias do Sul, liderada pelo então vereador – hoje deputado federal – Assis Melo”.

O prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, afirmou que a região merece uma universidade, por sua representatividade e garantiu que o município fará os investimentos necessários para que a unidade se instale em Caxias. “Quando o projeto for colocado, colocaremos à disposição o terreno que for necessário. Não vamos nos furtar de contribuir com este novo projeto, pois a Serra é a única região do Rio Grande do Sul que não tem uma universidade federal”.

Com orçamento anual de 1,4 bilhão ano, tem confirmado a Ufrgs como uma das melhores universidades brasileiras. A instituição possui mais de 40 mil estudantes, sendo 25 mil matriculados nos 90 cursos de graduação 5 mil em ensino a distância 8 mil em mestrado e 5 mil em especializações. Em 29 unidades, são oferecidas 90 cursos de graduação. 698 programas de pesquisa 1.194 laboratórios,

As próximas audiências devem acontecer em 24 de outubro.