Sem categoria

Entidades científicas querem royalties para educação e C,T&I

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) realizarão um ato público em favor da destinação de parte expressiva dos royalties do pré-sal para investimentos em educação e em ciência, tecnologia e inovação (C,T&I). O evento ocorrerá nessa quinta-feira (29), na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A Câmara dos Deputados deverá colocar em votação até o dia 4 de outubro o projeto de lei que determinará as regras de partilha dos royalties provenientes da exploração de petróleo na camada do pré-sal.

“Nossa proposta é que os royalties do pré-sal sejam utilizados para resolver duas questões importantíssimas para o futuro do Brasil: melhorar a qualidade do ensino público e dotar nossas instituições de pesquisa e empresas das condições necessárias para promover a inovação tecnológica”, explica Helena Nader, presidente da SBPC.

Segundo ela, “as reservas do pré-sal são finitas; temos que empregar os royalties no desenvolvimento social e econômico de todo o País, em vez de gastá-los no pagamento de despesas imediatas da administração pública”.

Foram convidados para o evento diversas entidades das áreas educacional, científica e empresarial, os ministros da Educação e da Ciência e Tecnologia, deputados e senadores.