Sem categoria

Pará debate diretrizes da Comunicação partidária no estado

Em um cenário de efervescência política que passa o Brasil e o mundo —causada pela crise do sistema capitalista, aumentando ainda mais as intervenções imperialistas que buscam subjugar os povos e nações progressistas — foi realizado o Encontro Estadual de Comunicação do PCdoB paraense.

Comunicação Pará

O encontro de Comunicação do PCdoB paraense aconteceu no último final de semana (23 e 24), em Belém, e contou com a presença de dirigentes dos comitês municipais, das frentes de massas e membros do Comitê Estadual.

O evento discutiu a política nacional de comunicação do partido e as diretrizes centrais para o trabalho partidário no Pará. O evento teve como base as resoluções do Encontro Nacional realizado em abril, em São Paulo.

Para o secretário Nacional de Comunicação do PCdoB, José Reinaldo Carvalho, o trabalho partidário nessa área, precisa ser entendido de forma estratégica para um Partido com identidade comunista que deve difundir suas ideias a milhões de brasileiros através de seus instrumentos.

O Vermelho circunstancialmente se tornou o principal instrumento da comunicação partidária levando nossas mensagens a milhares de pessoas. Ele é hoje um dos instrumentos pelo qual travamos a luta de ideias em um país onde prevalece o monopólio dos meios de comunicação.

“Temos nessa área quatro tarefas prioritárias, difundir o programa socialista, trabalhar a classe operária em conjunto com o trabalho da estruturação partidária, organizar as comemorações dos 90 anos do PCdoB e o Portal Vermelho” afirmou José Reinaldo.

“O Partido no Pará busca dar um salto nesse trabalho interpretando as diretrizes de nossa política nacional de comunicação a luz da realidade paraense na área” concluiu o dirigente nacional que também integra o Comitê Central do PCdoB.

Militância organizada

Abrindo o encontro, Jorge Panzera presidente do Partido no Pará, afirmou que o PCdoB paraense tem como desafio nessa área, construir uma militância organizada da comunicação partidária, que tenha como tarefa principal executar a política do Partido nessa área. Concluiu o Panzera.

O secretário de Comunicação do PCdoB-PA, Moisés Alves, apresentou nove diretrizes para o planejamento da política de comunicação do Partido no Pará. Entre elas está a luta de ideias; o aperfeiçoamento do sistema de comunicação; o planejamento estratégico com objetivos, metas e responsáveis; a modernização dos instrumentos partidários com profissionais qualificados e a constituição de uma militância para lutar pela democratização dos meios de comunicação e preparar os grandes eventos partidários, resgatando o espírito militante e os valores revolucionários. Tendo como central os 90 anos de luta do PCdoB.

Debates públicos

Na sexta-feira (23) José Reinaldo participou de eventos públicos sobre a conjuntura internacional: crise mundial do capitalismo e as alternativas da luta anti-imperialista. Ele debateu com a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pará que teve como tema “A crise do capitalismo e os conflitos internacionais”.

Na noite de sexta, na Câmara Municipal de Belém, o debate se deu sobre “A atualidade da luta pelo socialismo”. O dirigente nacional falou sobre a conjuntura nacional e a luta pelo socialismo no Brasil. Na oportunidade ele apresentou vários pontos do Programa Socialista do PCdoB. Participaram também das discussões o presidente do PCdoB paraense e pré-candidato à Prefeitura da capital paraense pelo PCdoB Jorge Panzera e o deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura pelo Psol, Edmilson Rodrigues.

Da Redação Local