Rússia pede fim de novos assentamentos em Jerusalém

A Rússia pediu a Israel nesta quarta-feira (28) para que desista de construir 1.100 novas casas em uma região ocupada no sul de Jerusalém durante a Guerra dos Seis Dias de 1967, planos que já foram duramente criticados pelo Ocidente.

"Esta informação causa uma grande preocupação em Moscou. Esperamos que os planos de construção em Jerusalém Oriental sejam revisados", informou a Embaixada em comunicado.

A Rússia considera que os planos israelenses são alarmantes, já que foram anunciados no momento em que a comunidade internacional tenta somar esforços para a retomada das negociações diretas entre palestinos e israelenses.

Na semana passada, horas depois de os palestinos apresentarem seu pedido de admissão à ONU como membro de pleno direito, o Quarteto de Madri (Estados Unidos, União Europeia, Rússia e a ONU) propôs a israelenses e palestinos retomarem as negociações no prazo de um mês, processo que terminaria em um ano com a criação de um Estado palestino em 2012.

A Rússia sempre apoiou o desejo palestino de criar um Estado independente, além de criticar a política israelense de assentamentos.

Fonte: Efe