Ufes: 2º turno de votações ocorrerá em todos os campi do Estado

A Ufes se prepara para a votação em segundo turno da pesquisa eleitoral, a ser realizada nesta quinta-feira (29). A campanha para a segunda etapa, que durou duas semanas, não teve a mesma receptividade da comunidade acadêmica quanto a do primeiro turno, mas foi intensa e culminou com a troca de críticas entre os dois candidatos, Reinaldo Centoducatte e Sebastião Pimentel, no último debate, realizado nessa terça-feira (27), no campus de Goiabeiras.

Lívia Francez no Século Diário

O que se pode observar no segundo turno da campanha dos candidatos é que a máquina administrativa funcionou, através do reitor pro tempore e candidato Reinaldo Centoducatte. Embora os apoios dos candidatos derrotados na primeira etapa da pesquisa não tenham se concretizado oficialmente, a aceitação ao candidato cresceu no segundo turno, contrastando com a alta rejeição que ocorria no primeiro. A possibilidade de vitória do candidato no segundo está ligada ao poder da máquina na universidade.

Por outro lado, Sebastião Pimentel pode angariar votos entre os eleitores que optaram por chapas de oposição no primeiro turno e se opõem à máquina administrativa operada por Centoducatte. Em teoria, estes eleitores foram derrotados pelo reitor pro tempore e tendem a optar pelo segundo lugar.

No primeiro turno, Centoducatte conquistou 37,05% dos votos, contra 21,74% de Sebastião Pimentel. O número de votos, no entanto, não foi considerado favorável na época, já que enquanto reitor pro tempore e tendo nas mãos a máquina a possibilidade de conquistar percentual maior de votos no primeiro turno era grande. O fato de 62,05% de o eleitorado ter destinado votos aos outros cinco candidatos também é sinal de forte oposição à máquina na primeira etapa do pleito.

Votação

A votação em segundo turno tem início nesta quinta-feira (29), às 7 horas, e se estende até às 21 horas. As urnas vão ser instaladas nos campi de Goiabeiras e Maruípe, em Vitória; Alegre, no sul do Estado e São Mateus, no norte, além das unidades de Ensino à Distância (EAD).

O resultado parcial do segundo turno deve ser divulgado na madrugada desta sexta-feira (30), quando os boletins das urnas chegam ao Núcleo de Processamento de Dados (NPD) da universidade. A pesquisa eleitoral vai acontecer de acordo com o previsto, já que o Ministério Público Federal (MPF) não pediu a anulação do pleito, e sim esclarecimentos à Procuradoria da Ufes, órgão externo da universidade ligado à Advocacia Geral da União (AGU).

De acordo com o presidente da Comissão da Pesquisa Eleitora da Ufes, Vitor César Noronha, a Procuradoria será atendida se solicitar os esclarecimentos à Comissão.

Material Original publicada no Século Diário