Lula Morais propõe feriado em homenagem à libertação dos escravos

Em pronunciamento, nesta quarta-feira (28), o deputado Lula Morais anunciou sua proposta de Emenda Constitucional acrescentando parágrafo único ao artigo 18 da Constituição do Estado do Ceará que determina o dia 25 de março como data magna do estado.

A Província do Ceará foi a primeira do Brasil a abolir a escravidão da raça negra. Este episódio histórico, que ainda hoje nos enche de orgulho, levou José do Patrocínio, durante uma conferência, em favor da abolição, a denominar o Ceará de "Terra da Luz, Berço da Liberdade”.

Os jangadeiros cearenses também aderiram ao movimento abolicionista e, em janeiro de 1881, fecharam o porto de Fortaleza ao embarque de escravos. O jangadeiro Francisco José do Nascimento afirmou que no porto do Ceará não embarcariam mais escravos. Por esse gesto passou à história como o "Dragão do Mar". Essa determinação foi cumprida.

No dia 1º de janeiro de 1883, a Vila do Acarape, atual Redenção, emancipou seus escravos há menos de um ano antes da província do Ceará. O povo redencionista guarda na memória o gesto heróico de ter libertado seus 116 escravos. Assim, Redenção é conhecida como Rosal da Liberdade.

Em 25 de março de 1884, foi abolida a escravidão no Ceará. Um marco significativo para nossa Historia. A primeira província do Brasil a abolir a escravidão. Em relação as demais províncias era a que menos possuía escravos, pois eram traficados para os centros cacaueiros, cafeeiro e açucareiro por bons preços. Essa exploração foi, aos poucos, despertando repulsa entre os cearenses que iniciaram, em Fortaleza, em 1879, um movimento emancipador denominado “Perseverança e Porvir”.

Este episódio histórico, que ainda hoje nos enche de orgulho, levou José do Patrocínio, durante uma conferência, em favor da abolição, a denominar o Ceará de "Terra da Luz, Berço da Liberdade".

Segundo o deputado Lula Morais, a relevância desses fatos históricos o motivou a propor o dia 25 de março como data magna do Estado, com objetivo de chamar a atenção do povo cearense e enaltecer a luta de nossa gente. “Que o dia 25 de março seja consagrado na Constituição Estadual como data magna do Estado do Ceará”, enfatizou o parlamentar.

Áudio

Fonte: Assessoria do Deputado Estadual Lula Morais