Sem categoria

Arrecadação recorde da Previdência sepulta teses neoliberais

O deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) destacou, em discurso no Plenário da Câmara, que o recorde na arrecadação da Previdência Social – R$20,4 bilhões em agosto – desmistifica as profecias dos anos 1990, “quando os neoliberais governavam este País, de quebra da Previdência Social e de inviabilidade do sistema previdenciário no Brasil”. Essa foi a tese central do governo FHC, entre 1995 e 2002.

“O valor só não é maior do que os dos meses de dezembro, quando a Previdência conta com o reforço do 13º salário. Em relação a agosto de 2010, o aumento chegou a 9,9%. E, na comparação com julho, o avanço ficou em 3,1%”. Disse Berzoini, que foi ministro da Previdência no primeiro governo Lula (2003/2006).

“Os números são resultados do trabalho de recuperação da Previdência empreendido pelo governo Lula e que tem continuidade com a presidenta Dilma Rousseff”, disse. Ele lembrou que o governo do PT e aliados tornou o sistema de arrecadação “eficiente, com um sistema de prestação de serviços eficaz, que garante à população um atendimento digno”, afirmou.

Com o processo iniciado em 2003, continuou Berzoini, “conseguimos transformar o processo de financiamento de aposentadorias e demais benefícios urbanos”. O deputado ressaltou que foi ampliada também a concessão de benefícios e melhorou o desempenho de todo o sistema tecnológico e dos servidores da Previdência.

O deputado Berzoini fez questão de destacar que a Previdência Social movimenta por ano o mesmo volume de dinheiro que o faturamento da Petrobras. “A Previdência Social brasileira é um extraordinário sistema de transferência de renda e de garantia de renda aos trabalhadores no momento em que eles mais precisam da assistência do Estado e da garantia do retorno de suas contribuições”, enfatizou.

Fonte: Informes PT