Sem categoria

Receita muda portal para atender melhor o contribuinte

Está mais simples e de cara nova o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) da Receita Federal. O objetivo das mudanças foi facilitar o acesso dos contribuintes, devido ao crescente número de serviços online oferecidos pela Receita.

No e-CAC, os contribuintes podem verificar eventuais pendências na Declaração do Imposto de Renda, pesquisar a situação fiscal, reemitir o comprovante de inscrição no CPF e realizar diversos outros serviços por meio da internet.

Para melhorar a localização, os serviços foram reunidos em grupos como: cadastros, declarações, cobrança e fiscalização, pagamento e parcelamento, e restituição e compensação. O contribuinte também pode encontrá-los na opção Localizar Serviços, ou clicando nos Mais Acessados em Destaque.

Para ter acesso ao e-CAC, é preciso fazer um cadastro e obter uma senha. A Receita Federal permite ainda a utilização de certificado digital, emitido por uma Autoridade Certificadora Habilitada.

Fonte: Agência Brasil