Sem categoria

Colombiano agradece Obama por apresentação de TLC a Congresso

Juan Manuel Santos, presidente da Colômbia, agradeceu nesta terça-feira (4) seu colega estadunidense Barack Obama, pelo envio ao Congresso dos Estados Unidos do Tratado de Livre Comércio (TLC), assinado há cinco anos e que aguarda a aprovação do parlamento americano.

Obama apresentou ontem ao Congresso os tratados com Colômbia, Panamá e Coreia do Sul. Os três projetos agora aguardam a decisão dos parlamentares.

"Comemoro muito esse passo, porque isto significa, no fundo, maior crescimento econômico e mais empregos. Isto se encaixa perfeitamente dentro dos objetivos fundamentais do nosso Plano de Desenvolvimento: mais segurança, mais emprego e menos pobreza", comemorou Santos.

Há cinco meses as centrais sindicais da Colômbia fizeram críticas ao projeto, declarando que não concordavam com o documento e com a vinculação de leis trabalhistas ao projeto.

Na declaração, de abril deste ano, a Central Unitária de Trabalhadores (CUT) e a Confederação de Trabalhadores da Colômbia (CTC) afirma que não concordam com o Tratado devido à desigualdade entre os dois países, o que poderá prejudicar vários setores da economia colombiana.

Além disso, disseram que o acordo terá poucos impactos na geração de emprego, podendo causar inclusive o fechamento de empresas e, com isso, demissões.

As medidas estabelecidas no acordo dizem respeito à prevenção da violência contra os trabalhadores e à proteção dos direitos trabalhistas. Na opinião dos sindicalistas, essas medidas, mesmo em conjunto, não resolverão por completo a problemática dos trabalhadores na Colômbia.

"Por isso, cremos que há outras medidas que devem ser tomadas de maneira imediata, indicadas pelos órgãos de controle da OIT e pela última missão de alto nível que visitou o país este ano, em mais de 40 assuntos específicos que não tiveram resposta do Estado”, apontam.

Com agências