Sem categoria

Rússia sentirá abalo da crise mundial, diz ministra

A Rússia é um país sensível aos problemas de uma nova crise mundial, caso esta se aprofunde ou haja uma recessão prolongada, comentou nesta quarta-feira (6) a ministra russa de Desenvolvimento Econômico, Elvira Nabiullina.

O problema da dívida da Europa poderia sacudir seriamente o sistema financeiro internacional, declarou Elvira, em alusão à situação negativa na Grécia, um país em perigo de default e mergulhado em protestos populares contra o governo.

Por outro lado, Elvira revelou que prognósticos do seu governo afirmam que, no caso de se produzir uma nova crise econômica no mundo, esta seria menos profunda que a registrada em 2008 e 2009.

Elvira reconheceu a existência de sintomas que falam de um possível estancamento nas nações desenvolvidas.

Ontem, as bolsas de valores russas RTS e MMBR concluíram com uma queda de 7,0 e 5,5 pontos, respectivamente, depois de que o petróleo Brent combinou com uma cotação abaixo dos US$ 100, ainda que hoje tenha avançado em pouco mais de dois por cento.

O rublo apresentou ontem quedas frente ao dólar que o colocaram ao nível de outubro de 2009, em pleno apogeu da crise financeira, ao situar-se a 32,67 unidades pela moeda estadunidense.

No entanto, o Comitê Estatal de Estatísticas (Rostat) informou que nas últimas três semanas a inflação nacional se manteve em zero por cento, igual aos preços da cesta básica.

Fonte: Prensa latina