Sem categoria

Rússia diz que não vai apoiar resolução da ONU para Síria

A Rússia não vai apoiar uma resolução da Organização das Nações Unidas elaborada pela Europa sobre a Síria, disse o Ministério de Relações Exteriores nesta terça-feira (4), considerando o esboço da resolução "inaceitável", mas sem deixar claro se Moscou vai vetá-lo.

O vice-ministro de Relações Exteriores, Gennady Gatilov, disse à agência de notícias Interfax que a Rússia se recusou a apoiar o texto porque ele abria as portas para sanções punitivas contra a Síria.

"Não podemos apoiar tal texto," afirmou Gatilov, segundo a agência. "É inaceitável porque inclui a possibilidade de impor sanções contra a Síria."

O Conselho de Segurança da ONU, composto por 15 nações, deve votar nesta terça-feira às 18h (horário de Brasília) a resolução que condena a repressão do presidente Bashar al-Assad aos protestos pedindo o fim do governo dele de 11 anos.

A ONU afirma que ao menos 2.700 civis foram mortos desde o início das revoltas, há seis meses, enquanto a Síria culpa gangues armadas apoiadas pelo exterior pela morte de 700 membros das forças de segurança.

Gatilov disse que Moscou também se opõe à resolução porque ela deixou de incluir uma cláusula pedindo que as potências não se envolvam em questões internas sírias e pedindo um diálogo entre Assad e os manifestantes.

O primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan, cujo país já impôs um embargo de armas sobe a Síria, afirmou nesta terça-feira que vai estabelecer planos para mais sanções depois que ele visitar um campo de refugiados sírios dentro da Turquia, nos próximos dias.

Fonte: Reuters