PCdoB faz Conferência em São Luís e reúne a oposição do estado

Pautados na unidade e no diálogo, partidos da base oposicionista aos governos estadual e municipal ensaiam aliança para próximas eleições

13ª Conferência Municipal de São Luís

A 13ª Conferência Municipal do PCdoB em São Luís consagrou-se como uma grande festa das oposições. Com discursos uníssonos pela união dos partidos aliados e permanente diálogo para decidir as estratégias para as eleições de 2012. Estiveram presentes as principais lideranças de PP, PSB, PPS, PRTB e PT em São Luís. O presidente estadual do PCdoB, Flávio Dino, aproveitou a ocasião para dizer que é pré-candidato à prefeitura da capital maranhense.

“Vesti a minha melhor camisa, a camisa vermelha do PCdoB para sinalizar que este é um momento importante e que a batalha começou.” Assim Flávio Dino deu início a seu discurso, o último entre os oradores a defender a união da oposição para as disputas eleitorais de 2012 e 2014.

O projeto, segundo Flávio, é vencer tanto as eleições de 2012 quanto as de 2014 e, para isto, os partidos que formam a aliança de oposição devem estar unidos em torno de um projeto único, que não seja construído a partir de nomes, mas que tenha como protagonista o povo.

“Nós, aqui nesta mesa, estamos remando todos na mesma direção. Mas quem vai escolher quem comanda o barco não é nenhum de nós. É quem está fora do barco. São os excluídos, os pobres, os que são esquecidos, que são considerados invisíveis pelos governos inoperantes,” adiantou Flávio Dino.

Mesmo sendo o pré-candidato oficial do PCdoB à prefeitura de São Luís, Flávio Dino ressalta que ainda há muito que se conversar com as siglas para definir quem será o líder da chapa majoritária no próximo ano.

Acompanhando todos os discursos, a militância do PCdoB e dos movimentos sociais marcaram presença na Conferência. A União da Juventude Socialista e a União de Negros pela Igualdade fizeram questão de comparecer e demonstrar apoio ao projeto de oposição do qual o PCdoB faz parte.

Lúcia Stumpf, da Executiva Nacional do partido, presenciou a grande festa promovida para celebrar o início da caminhada rumo às eleições municipais. Ela destacou o crescimento da sigla e destacou a importância da atuação de Flávio Dino nesta nova etapa. “O partido tem 90 anos, mas é o mais jovem do Brasil, pois tem idéias novas, com grande inserção nos meios sociais. O PCdoB no Maranhão pode se orgulhar em ter em seus quadros tão bons quadros como é Flávio Dino, que tem muito a oferecer para o Maranhão.”

Deputado estadual pelo PCdoB, Rubens Pereira Júnior destacou o protagonismo que a oposição no Maranhão terá nas próximas eleições. “Não acreditamos em salvacionismo, em messianismo. Temos um projeto de melhoria para o nosso estado e vamos colocá-lo em prática juntos, todos os partidos aqui presentes.”

Os dois vereadores da bancada do PCdoB na Câmara Municipal – Rose Sales e Fernando Lima – também discursaram e lembraram as principais atuações do partido em prol de melhorias para a cidade. “O povo clama por mudanças e não quer mais adiar. Ele quer agora,” lembrou Rose.

Alianças

Marcando presença na Conferência Municipal do PCdoB, vários partidos demonstraram querer caminhar junto com o PCdoB nas eleições de 2012 e 2014. O ex-prefeito de São Luís, Tadeu Palácio (PP); o ex-deputado federal e presidente municipal do PSB, Roberto Rocha; o presidente municipal do PPS, Paulo Matos; o presidente municipal do PRTB, Ednaldo Neves; o membro do Diretório Estadual do PT, Márcio Jardim; e muitas outras lideranças destas siglas compartilharam da abertura da Conferência comunista.

Utilizaram a tribuna para enfatizar a importância da união entre os partidos com interesse comum na mudança da política maranhense. “Uma mudança que já se faz tardar e que precisa ser não apenas sonhada, mas construída no nosso estado,” disse José Antonio Almeida, presidente do PSB no Maranhão.

“Essa mesa fala por si só. As lideranças todas de oposição estão aqui presentes em busca de uma única esperança: a de uma cidade melhor, de um Maranhão melhor,” assinalou o presidente estadual do PPS, Paulo Matos.

Representando o PP, o ex-prefeito de São Luís, Tadeu Palácio, discursou em nome da reunião de forças políticas para a vitória nas urnas em 2012. Para ele, a palavra de ordem é a unidade, que seria o alicerce capaz de solidificar as simpatias entre as siglas. “Se eles colocarem o dedo para coalhar nosso leite, nós faremos dele o doce da nossa vitória,” finalizou.

Continuação do debate

A partir das 8h, os membros do PCdoB municipal continuarão reunidos para pormenorizar as estratégias internas do partido nas eleições municipais, com destaque para o encaminhamento das candidaturas a vereador. O evento permanecerá no auditório da Assembleia Legislativa e dura todo o dia.

A intenção é que o partido eleja entre quatro e cinco vereadores no próximo ano, aumentando em mais de 100% a atual bancada.