Mulheres de áreas rurais terão projeto de inclusão socioprodutiva

Trabalhadoras rurais, quilombolas, indígenas, assentadas da reforma agrária, entre outras mulheres baianas, serão atendidas com iniciativas de inclusão socioprodutiva. Fruto de parceria entre a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM/BA) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a ação visa promover a autonomia do segmento feminino, que representa 48% da população rural da Bahia, segundo o IBGE.

Para viabilizar o projeto, um convênio deverá ser assinado por representantes dos governos estadual e federal ainda este ano. Entre as atividades previstas estão seminários, assistência técnica rural, emissão de documentos e capacitação para atendimento especializado às mulheres. Também serão oferecidos serviços como abrigamento às vítimas de violência e reforço aos equipamentos policiais.

Para a titular da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa, a iniciativa é bem oportuna. “É o nosso principal projeto, que vai trabalhar com um público prioritário, onde está a pobreza extrema”, argumentou.

A representante do governo federal, Patrícia Mourão, disse que “o objetivo é diminuir a desigualdade entre homens e mulheres no meio rural”. Ela elogiou a boa relação entre Estado da Bahia e o movimento de mulheres da Bahia na atualidade.

Fonte: Secom Bahia.