Sem categoria

Pelé critica pessimismo com a preparação para Copa

Embaixador honorário da Copa de 2014, Pelé criticou o pessimismo que muitos brasileiros demonstram em relação à preparação do Brasil para receber o maior evento do futebol mundial. "O que nos preocupa é que estamos criando um volume de onda, um volume de ideias de que as coisas não vão sair no Brasil, o que não é verdade. Vai sair", destacou o ex-jogador, nesta sexta-feira, em Porto Alegre, onde visitou o Estádio Beira-Rio ao lado do ministro do Esporte, Orlando Silva.

Pelé chegou a propor que se acabe com a conversa de que o Mundial pode deixar de acontecer no Brasil se as obras não ficarem prontas. "O brasileiro tem que ter confiança, nós estamos aqui, nós temos certeza que vai sair", reiterou o ex-jogador, prevendo que todos os impasses serão resolvidos. "Vamos trabalhar juntos e nada de pensar negativamente. É por isso que estou aqui, porque vamos fazer essa Copa."

 Além de visitarem o Beira-Rio, onde conversaram com o presidente do Internacional, Giovani Luigi, e vistoriaram a reforma do estádio, parada desde o início do ano, Pelé e Orlando Silva estiveram no Palácio Piratini para um encontro com o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro. A perspectiva de Porto Alegre ficar fora da Copa das Confederações em 2013, preocupação que toma conta da cidade porque a retomada das obras do Beira-Rio está atrasada, foi pauta de todas as reuniões.

O nó da questão é a assinatura do contrato entre o Internacional e a construtora Andrade Gutierrez, ainda sob análise da área jurídica das duas partes. "A assinatura deve acontecer o quanto antes, para que a Fifa aumente a confiança e a segurança quanto à participação de Porto Alegre", avisou o ministro do Esporte, que mostrou-se otimista com o prazo de 12 meses para execução da obra. "Há tempo para preparar o estádio a tempo de participar da Copa das Confederações, mas a assinatura do contrato preocupa porque é o que define as condições de iniciar o empreendimento o mais breve possível."

Pouco depois da reunião, o Internacional divulgou uma nota na qual informou que houve "avanços significativos" na elaboração do texto do acordo, discutida entre o clube e a construtora nesta semana.

Em entrevistas que deu em sua passagem por Porto Alegre, Orlando Silva também mostrou-se preocupado com as obras de mobilidade urbana que a prefeitura da cidade deve fazer para a Copa do Mundo. Ao mesmo tempo, a prefeitura divulgou, em seu site, que os projetos estão prontos, mas aguardam liberação da Caixa Econômica Federal para entrarem na fase de licitação.

Fonte: Agência Estado