Reta final de conferências municipais movimenta o PCdoB Bahia
Está acabando o prazo para que os comitês municipais realizem plenárias e elejam os delegados para a Conferência Estadual do PCdoB, que acontece nos dias 5 e 6 de novembro, em Salvador. No último final de semana (8 e 9/10) foram realizadas 38 conferências municipais, com encontros em cidades estratégicas como Guanambi, Brumado, Caitité e Feira de Santana. No total já foram realizadas 254 conferências até agora e outras 42 vão acontecer até o dia 16, entre elas as de Salvador e Juazeiro.
Publicado 10/10/2011 20:05 | Editado 04/03/2020 16:18
“Nesta fase final está se confirmando aquilo que a gente vinha falando, de conferências grandes, representativas, com projeção de nossas lideranças para a disputa das eleições do próximo ano. Só teremos o número final de pré-candidatos no meio da semana que vem, pois as conferências se encerram no dia 16, mas já podemos afirmar que o partido cresceu muito e terá um número de candidatos a prefeito e vereador muito maior do que em 2008”, informou o presidente do PCdoB na Bahia e deputado federal, Daniel Almeida.
Almeida tem acompanhado as conferências em diversas cidades do interior do estado desde o início do processo. “Este final de semana nós estivemos na conferência de Brumado, onde foi lançada a pré-candidatura do empresário Vanderlito, que se filiou recentemente ao PCdoB. Foi uma conferência muito expressiva do ponto de vista do número de participantes, mais de 300 pessoas, e da representatividade. Foi um evento que contou com a participação do ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso, do deputado estadual Jean Fabrício, de todas as forças políticas do município – do PT, PSB, PV e vários outros partidos-, demonstrando assim um respeito muito grande ao projeto que o PCdoB está conduzindo lá, em torno da pré-candidatura do Vanderlito”.
O presidente estadual do PCdoB esteve ainda em Guanambi, onde os cerca de 300 participantes, entre militantes e lideranças de outros partidos, demonstraram apoio à pré-candidatura de Paulo Costa à prefeitura da cidade. Costa disputou a eleição em 2008, sendo o segundo candidato mais votado no pleito.
Outras cidades
“Em Caitité fizemos também uma grande conferência. Lá, estamos fazendo um esforço de manter a aliança com o atual prefeito, José Barreira. Nós temos a vice-prefeita, Fátima Oliveira, que pretendemos manter, além de ampliar a eleição de vereadores em Caitité. Estivemos também em Riacho de Santana, onde temos um partido novo, que se reorganiza. A conferência teve a presença de cerca de 150 pessoas, com a participação do prefeito e de diversas lideranças. O esforço lá é para ocupar espaço de vice na prefeitura e eleger vereadores. Nós temos a possibilidade de eleger dois ou três vereadores em Riacho de Santana”, informou Daniel Almeida.
As conferências de Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos foram acompanhadas pelo dirigente do PCdoB e deputado estadual Álvaro Gomes. “Em Feira de Santana a conferência foi bastante representativa, com a participação de dezenas de filiados. Com isso, a gente observa uma perspectiva de crescimento do partido na segunda maior e mais importante cidade da Bahia, que é o nosso grande desafio. Em São Gonçalo dos Campos, nós temos pré-candidatura a prefeito e vereadores. Há um clima de otimismo, pois o partido tem recebido muitos filiados novos. São jovens, empresários e lideranças importantes que lançam esta esperança de crescimento, de viabilidade eleitoral no município”, comemorou.
Como dirigente do partido, o deputado vem acompanhando as conferências em diversos municípios e se mostra otimista com o que vem observando. “Nas conferências que eu tenho acompanhado, observo um clima de bastante vitalidade, um clima novo em nosso partido, que é o clima de filiação de muitas lideranças representativas e de um crescimento muito grande, dentro das perspectivas e princípios comunistas. Porque uma das coisas que a gente tem ressaltado e que não interessa de onde vieram as pessoas, de que partido ou religião, mas o importante é que ao ingressar no PCdoB falem a linguagem do partido, que é a linguagem do socialismo, do comunismo, dos princípios éticos, do coletivo acima do individual. É isto que tenho observado nestas conferências”, resumiu Álvaro Gomes.
A Conferência Municipal do PCdoB em Barreiras foi realizada no último sábado, na Câmara de Vereadores, onde após um balanço da conjuntura política local, o partido reafirmou o seu apoio a reeleição da prefeita Jusmari Oliveira em 2012. “Sabemos que o projeto político construído pela atual gestão municipal, em parceria com o PCdoB, é o melhor para o desenvolvimento de Barreiras. Por isso, nosso objetivo é reforçar a candidatura de Jusmari nas próximas eleições”, afirmou a presidente do partido e Barreiras e deputada estadual, Kelly Magalhães.
Para Kelly, o momento que o PCdoB está vivendo é de expansão da seu trabalho e ideologia. “Conseguimos trazer todos os municípios da Bahia, seja através de comissão provisória ou através da diretoria. Portanto, o PCdoB é um partido em franco crescimento em Barreiras, em todos os municípios da região oeste e em toda o estado.”, destacou a parlamentar.
Foram feitas conferências em diversos outros municípios, a exemplo de Poções e Contendas do Sincorá. Neste último foi lançada a pré-candidatura da jovem vereadora comunista Margareth Pina, que tem muita possibilidade de vencer o pleito.
De Salvador,
Eliane Costa