Sem categoria

Ataque de avião sem piloto mata 4 ativistas no Paquistão

Quatro ativistas foram assassinados nesta quinta-feira em um ataque executado por um avião não tripulado estadunidense “drone” contra as zonas tribais do noroeste do Paquistão, reduto dos talibãs e da Al-Qaeda.

Os aviões não tripulados “drone” são teleguiados pela CIA, que cada vez mais está empenhada na chamada “guerra ao terrorismo”, iniciada por George W. Bush e continuada por Barack Obama. A CIA, órgão de espionagem, está transformando-se em uma espécie de organização para-militar, incumbida de perpetrar assassinatos.

O ataque do "drone" aconteceu no vilarejo de Dandey Darpakhel, sete quilômetros ao norte de Miranshah, a principal cidade do Waziristão do Norte, na fronteira com o Afeganistão.

"O avião americano disparou dois mísseis. Quatro militantes morreram no ataque", declarou à AFP uma fonte dos serviços de segurança que pediu anonimato.

O Exército americano e a CIA são as únicas forças no Afeganistão que utilizam aviões não tripulados na região.

Os americanos acusam Islamabad de jogo duplo. De acordo com Washington, o governo paquistanês se recusa a atuar no Waziristão, supostamente base de retaguarda de alguns grupos de talibãs afegãos, em particular da rede Haqqani, considerada pelo governo dos Estados Unidos como o inimigo número um no leste do Afeganistão.

Com agências