Sem categoria

UBM emite nota em solidariedade à Ministra Iriny Lopes

Por conta dos acontecimentos recentes relacionados à mulher e mídia, que desrespeitam a imagem feminina, a ministra Iriny Lopes tem recebido críticas pelo posicionamento em defesa das questões de gênero. O movimento de mulheres repudia a reação de jornalísticas e críticos. Leia abaixo nota da União Brasileira de Mulheres.

A União Brasileira de Mulheres (UBM), através de sua Executiva Nacional, manifesta publicamente irrestrita solidariedade à Ministra Iriny Lopes da Secretaria de Políticas para as Mulheres pela coragem e destemor nos posicionamentos em defesa das mulheres trabalhadoras brasileiras e no enfrentamento das propagandas que veiculam mulheres estereotipadas e coisificadas pela ideologia dominante.

A UBM entende que a Ministra agiu com legitimidade quando sugeriu a divulgação da Rede de Atendimento à Mulher e o Ligue 180 ao autor de uma novela de TV que aborda a tema da violência doméstica, pediu ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) a análise de publicidade de lingerie e questionou um quadro humorístico veiculado em rede de televisão em que é banalizado o assédio sexual, problema enfrentado com freqüência por mulheres que utilizam o transporte público coletivo.

E, repudia todas as manifestações desrespeitosas e machistas da mídia dominante que quer transformar este posicionamento justo em uma ação constrangedora contra a Ministra e todas as mulheres brasileiras.

Pelo fim da violência contra as mulheres e meninas!

Pelo fim das desigualdades de gênero!

Por uma mídia efetivamente plural e democrática que caminhe para a consolidação da democracia brasileira!

Elza Maria Campos, coordenadora nacional da Executiva da União Brasileira de Mulheres

Confira nota da Rede Globo em resposta ao pedido da ministra aqui

da redação, com informações da UBM e Secretaria Especial de Políticas para Mulheres