Sem categoria

Uruguai prepara festas para comemorar bicentenário

O ministro uruguaio de Educação e Cultura (MEC), Ricardo Ehrlich, vai conceder, nesta quinta-feira (13), uma coletiva de imprensa para informar a ampla agenda dos Dias do Patrimônio, concebidos dentro do programa pelo Bicentenário.

Os Dias do Patrimônio constituem a festa cultural e de maior impacto no país, e começaram a ser celebradas em 1995.

María Simón, presidente da Comissão Cultural da Nação, vai informar sobre as jornadas que este ano vão acontecer nos próximos 22 e 23 de outubro com o tema "A Redota, caminho para a liberdade e a unidade dos povos".

Redota

Como êxodo da Redota ou Êxodo do Povo Oriental é chamada a emigração coletiva de habitantes da zona levantina que seguiu José Artigas até o Salto Chico (atual cidade argentina de Concórdia), após o armistício de outubro de 1811.

Os protagonistas: índios, escravos e gente do povo, chamaram a marcha de "redota", palavra surgida devido à má pronúncia do vocábulo "derrota", e é considerado um dos fatos centrais na formação do sentimento nacionalista uruguaio.

Este ano o Uruguai festeja os 200 anos do Processo da emancipação com festejos ao longo do ano, e o primeiro grande ato foi a comemoração do Grito de Asensio em 28 de fevereiro, do estado de Soriano, 280 quilômetros a noroeste de Montevidéu.

Fonte: Prensa Latina