Sem categoria

Voz do Brasil: Câmara pode votar esta semana projeto de Perpétua

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), vai sugerir aos líderes a votação, esta semana, do projeto de autoria da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) que torna mais flexível o horário de transmissão do programa "Voz do Brasil" pelas emissoras de rádio. O projeto passou em todas as comissões e sofreu modificações no Senado e, para se tornar lei, depende apenas de aprovação no Plenário da Câmara.

“É uma proposta interessante que atende a uma demanda antiga da sociedade, que pedia uma condição diferente para a transmissão desse noticiário nas rádios do País. Havendo quórum e acordo entre os líderes, nós poderemos votar esta matéria imediatamente”, disse Maia.

Perpétua Almeida insiste que os ouvintes devem ter o direito de livre escolha para os horários. Ou seja, ela defende a manutenção dos 60 minutos de programa desde que sejam exibidos entre 19 horas e 22 horas, encaixados na grade de programação das rádios, deixando de ser veiculados em horário obrigatório e único, das sete às oito da noite, como acontece há 50 anos.

“O horário que está aí não corresponde ao momento atual do país. O ideal é que as pessoas sejam informadas, onde elas estejam – no trânsito, em casa, na faculdade etc -, em tempo real, sobre o que se passa no mundo, ou na sua cidade, no horário em que elas possam sintonizar”, explicou a deputada.

“A obrigatoriedade de horário não é democrática, e sujeita o cidadão a uma imposição desnecessária. Por outro lado, a nova regra dará mais liberdade às emissoras comerciais, que têm diferentes perfis no horário da noite. Hoje, as rádios são penalizadas com a queda linear da audiência toda vez que a Voz do Brasil entra no ar. Quem, por alguma razão, não pode ouvir às sete, poderá ouvir um pouco mais tarde. Aliás, 19 horas em Brasília não são 19 horas em muitos estados. No caso específico do Acre, pode ser 16 horas, se estivermos no horário de verão”, comparou a deputada.

Pela proposta, as emissoras educativas continuam a transmitir obrigatoriamente o programa às 19 horas (horário oficial de Brasília). A transmissão acontecerá no mesmo horário também nas emissoras vinculadas ao Congresso Nacional, às Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais, quando não houver sessão deliberativa no plenário. Assim, decisões de última hora no Supremo Tribunal Federal (STF), por exemplo, já poderão ser informadas na mesma noite.

Ainda segundo o projeto, as rádios comerciais e comunitárias ajustariam a Voz do Brasil num horário de sua preferência, desde que não anteceda às 19 horas e não ultrapasse às 22 horas.

O diretor-geral da Abert, Luis Roberto Antonik, acredita que o horário flexível poderá até trazer mais audiência para o programa. "Uma rádio que trabalha com trânsito pode começar a Voz do Brasil às oito. Uma rádio que trabalha com notícias pode ir ajustando dentro da sua grade de programação. Então, quem quiser assistir a Voz do Brasil e não pode ouvir às sete, por exemplo, poderá ouvir um pouco mais tarde. Essa é a nossa intenção, por isso apoiamos o projeto da deputada”, afirmou.

Fonte: www.agazeta.net