Chico Lopes – Meia antes, durante e após a Copa

Por *Chico Lopes

Entre os muitos pontos de debate relacionados aos preparativos para a Copa do Mundo, a meia-entrada vem sendo um dos que mais despertam comentários. A maioria deles sensível ao direito de estudantes e idosos contarem com melhores condições de acesso a um espetáculo para o qual nosso País vem procurando fazer o melhor.

Estamos sob os olhos do mundo na tarefa de organizar a Copa com toda a qualidade. Mas só faremos isso se não esquecermos nossa soberania, nossas leis, nossos princípios. Características do país reconhecido como detentor do espírito do futebol como instrumento de sociabilidade, cultura, poesia, invenção e reinvenção.

A meia-entrada para estudantes e idosos é fruto de conquista histórica da sociedade brasileira, que entendeu ser necessário e produtivo um subsídio para que essa parcela da população amplie seus horizontes, complemente sua formação e tenha cada vez mais participação social. Ou alguém ainda acha que educação se dá somente entre as quatro paredes de uma sala de aula?

Na retomada recente desse debate, houve quem se manifestasse contra a meia, “antes, durante e depois da Copa”. Respeito as opiniões, mas peço licença para reforçar que a maioria pensa diferente. Compreende que a meia é essencial por beneficiar quase 50 milhões de jovens, 88% deles oriundos das classes C, D e E. Com reflexo direto no bolso de seus pais.

A sociedade brasileira entende que a meia não constitui intervenção indevida do poder público na iniciativa privada – a qual muitas vezes dribla a lei com a infame “meia para todos”. Ao se beneficiar das leis de incentivo à cultura e dos subsídios públicos ao setor de transporte, produtores e empresários não costumam ter a mesma reclamação de “interferência do Estado”.

O povo apoia a meia e luta para que esse direito continue. Porque o estudante que hoje paga meia no cinema e no estádio será, no futuro, o profissional que pagará inteira. Porque a Copa de 2014 não pode ser vista, pelos brasileiros, apenas pela televisão.

*Chico Lopes é Deputado federal (PCdoB-CE)

Fonte: O Povo